Afinal, o Que Um Coach Faz?

O que um Coach FazCom o atual crescimento do Coaching no Brasil, muitas pessoas começam a se perguntar qual a real finalidade desse processo que vem se consolidando aos poucos. Alguns até conhecem os objetivos associados à atividade, mas possuem uma visão limitada da extensão do trabalho realizado.

Pensando nisso, a Academia de Espartanos desenvolveu esse artigo sobre o tema, com a intenção de ajudar você, caro leitor, a decidir se este é um investimento válido para suas necessidades pessoais e profissionais em seu atual momento.

Desenvolver Pessoas

Em essência, o trabalho de um Coach é fazer com que seus clientes (os Coachees) se desenvolvam conforme seus máximos potenciais em um objetivo específico. Ele atua na busca dos melhores caminhos para auxiliar na obtenção de competências e posturas que gerem crescimento, além de buscar a transposição de obstáculos e crenças limitantes.

Esse trabalho pode ser desenvolvido para todos os campos da vida, sendo que podemos dividi-lo em dois grandes grupos:

Personal ou Life Coaching – É focado no campo pessoal e busca proporcionar ao Couchee maior autoconhecimento, melhoria dos relacionamentos que compartilha, aumento na qualidade de comunicação e potencializar quaisquer outros aspectos da vida que representem crescimento.

Business and Executive Coaching – Orientado ao mundo corporativo, busca alcançar resultados específicos e mensuráveis que representem o desenvolvimento profissional do Coachee. Assim, habilidades específicas são trabalhadas visando o aumento de desempenho.

É fácil perceber que, independentemente do foco do Coaching, o processo gera evolução em todos os campos da vida, uma vez que ele provoca melhorias comportamentais. Além disso, a partir das técnicas apresentadas, o Coachee é envolvido em um ciclo virtuoso que lhe permite trabalhar em quaisquer outros aspectos que se tornem passíveis de melhoria no futuro.

Ajudando a Crescer (Nada de Muleta!)

13242-men-helping-climb-hand-arm-1200w-tnUma das premissas do Coaching é a de que apenas o próprio Coachee pode chegar às respostas de que precisa. A ideia é a de que entender o caminho para o sucesso de forma prática, construindo suas próprias conquistas, trará resultados sustentáveis e que podem ser reproduzidos.

Dessa forma, a ferramenta essencial do Coaching é o questionamento. O processo não estabelece respostas, ele formula perguntas que, se respondidas de maneira estruturada, levarão ao resultado almejado. Planos de ação são então estabelecidos com base nas necessidades do Coachee, e estas, por sua vez, são tratadas de forma sistêmica e objetiva.

Não Importa Qual Seu Nicho

O trabalho de Coaching é amplo e pode ser aplicado em qualquer campo pessoal ou profissional. Se você ainda tem dúvidas sobre a relevância desse processo, seguem alguns exemplos de campos práticos de aplicação:

  • Coaching Esportivo
  • Crises de identidade (Ética, Religiosa, Profissional etc.)
  • Relacionamentos Interpessoais (Amorosos, Sociais, Profissionais)
  • Relacionamento Intrapessoal (Autoconhecimento)
  • Superação de Crenças Limitantes
  • Dúvidas de Carreira (Escolhas profissionais, Planejamento etc.)
  • Melhoria de Habilidades Específicas (Apresentação, Negociação etc.)

Ficou Alguma Dúvida?

Caso tenha ficado qualquer dúvida, nos colocamos à disposição para esclarecimentos. Gentileza entrar em contato por meio do e-mail abaixo. Ficaremos felizes em ajudar!

[email protected]

E aí, o que achou da filosofia do Coaching? Teve alguma experiência bacana com o processo? Compartilhe conosco. Deixe seu comentário!

No Responses

Leave a Reply