Além do Crachá: Você é Muito Mais Que Sua Carreira!

Qual o papel da carreira em sua vida? Você é totalmente dedicado a ela? Seu desempenho profissional é um termômetro sobre seu estado de espírito? Se for o caso, este artigo é para você.

Como Coach de carreira, uma das grandes questões que sempre levanto para meus clientes é:  ainda que seu trabalho represente o aspecto central da sua existência, lembre-se que ele é apenas um pedaço de quem você é.

Quem é Você?

Vivemos em uma cultura que, naturalmente, dá grande valor ao trabalho. A escolha da profissão e a dedicação a ela ocupam o centro de nossas escolhas desde muito cedo. Trata-se de uma das grandes questões a serem respondidas por todos.

20151017193534-shutterstock-221702362Graças a isso, muitas pessoas são levadas a um estado complexo no qual confundem suas personalidades, amplas e multifacetadas, com seu lado profissional.  O autoconhecimento dá lugar a uma visão restrita e inconsistente que prioriza o que se faz, frente ao que si é.

Isso gera inúmeras implicações, uma vez que o trabalho interfere em excesso na vida pessoal, causando desequilíbrio. Perdas de motivação profissional, por exemplo, poderiam remover a disposição do indivíduo em tudo mais. Ou ainda, frustrações de carreira poderiam impedi-lo de enxergar e de dar valor as dádivas de outras áreas de sua vida.

A Satisfação Além do Escritório

businessman-beach-surfboard-freedom-lifestyleQuer uma solução? Em primeiro lugar, aceite sua natureza. Você é muito mais que seu trabalho. Sua carreira é realmente importante, mas não é tudo. Entender esse fato te levará a uma grande pergunta: no que mais devo me concentrar? A resposta é bem simples: em si mesmo.

Quais seus hobbies? Quanto tempo você dedica à sua família? Qual a última vez que deu atenção às suas amizades? Quais projetos ainda não tirou do papel? Se você tem deixado essas coisas de lado em prol do seu trabalho, é hora de parar. Seu tempo nesta terra é limitado e sua carreira não entregará garantias de nada. Encontre outras fontes de satisfação.

Desenvolver suas habilidades em outras áreas, como em esportes ou em trabalhos manuais, por exemplo, é uma excelente maneira de fazer isso. Aprimorar seu convívio com as pessoas e dedicar-se à defesa de causas que julgue importantes são atitudes que podem ajudá-lo a expandir seu mundo.

O Que é o Sucesso?

Por mais que você queira ser bem-sucedido, jamais associe todas as evidências disso à sua carreira. Pense em sucesso de forma ampla: relacionamentos, bem-estar, espiritualidade, contribuição social e tudo o mais que importa para você. A partir daí, pergunte-se: eu me sinto uma pessoa de sucesso?

No Responses

Leave a Reply