Visão Clara, Corações Cheios, Não Podem Perder

É fácil encontrar adeptos de séries de TV hoje em dia. Um grande número de pessoas gasta horas com os mais variados personagens, sejam vampiros, professores de química fracassados, médicos mal-humorados ou clãs em guerra. O fato é que, se você prestar atenção, muitos desses programas trazem poderosas mensagens para a vida.

Nenhuma série me deu mais lições do que Friday Night Lights (“As Luzes de Sexta-Feira à Noite”, em tradução livre). Baseada em um livro e em um filme de mesmo nome, a história gira em torno de um time texano de futebol americano localizado na pequena cidade fictícia de Dillon.

Football

Dinâmica

A trama se concentra principalmente no dia a dia do treinador do time, Coach Taylor, e em sua luta para transformar garotos do ensino médio em jogadores de alto desempenho e, mais do que isso, em homens. Além é claro de lidar com sua esposa e sua filha adolescente.

Os episódios possuem teores bem variados, desde a forma como garotos reagem à pressão de toda uma cidade pela vitória, até a adaptação de um jovem que perdeu o movimento das pernas após uma lesão na coluna.

Simplória? Nem tanto…

Pela descrição pode aparentar ser só mais uma série com enredo e personagens de pouca complexidade, mas não se engane. Trata-se de um drama bem construído que a cada novo episódio ensina importantes lições de caráter, liderança, fé e trabalho em equipe.

O que torna essa série acima da média, pelo menos em minha concepção, é a forma realista que ela usa para retratar cinco aspectos principais:

  1. A vida não é um conto de fadas e sempre vai cobrar que você se adapte
  2. Você é o único responsável pelos resultados que alcançar
  3. Sucesso está intrinsecamente ligado a caráter
  4. Trabalho árduo e paixão são essenciais
  5. Às vezes as pessoas só precisam que você acredite nelas

 A Mensagem Central

Por fim, de tudo o que aprendi com Friday Night Lights, deixo a frase utilizada diversas vezes pelo Coach Taylor para motivar sua equipe:

Clear Eyes, Full Hearts, Can’t Lose

(“Visão Clara, Corações Cheios, Não Podem Perder”, em tradução livre)

Basicamente isso significa que, quando você sabe aonde quer chegar, estuda a melhor forma de fazê-lo, se prepara de maneira adequada e coloca paixão naquilo que fizer, aconteça o que acontecer, você não será derrotado.

Clear Eyes

Leave a Reply