Empoderamento: Você Tem as Respostas

Um dos papeis do Coach é fazer perguntas poderosas: questões que levem o Coachee (pessoa que passa pelo processo) a refletir em sua situação e encontrar soluções de maneira autônoma. A natureza dessa metodologia reflete a necessidade por independência que acompanha todo o processo.

Alguém que aprende a encontrar soluções por si mesmo, muda sua postura e seus mecanismos de decisão. Por mais que novos problemas ou objetivos surjam no futuro, ele terá as ferramentas para lidar com cada um deles. Essa é uma das formas mais genuínas de um termo que anda em alta: empoderamento.

Image of businesswoman in anger breaking metal chain

Você é o Único Responsável

Empoderamento ou empowerment, uma palavra de múltiplos significados, mas que sempre aponta para um mesmo conceito: conscientização. Trata-se do despertar para necessidades de atuação em questões individuais ou coletivas associadas à autonomia e delegação de poder. Ser parte efetiva do processo.

No contexto do Coaching o empoderamento está associado à ideia de ter o controle da situação, seja em sua vida profissional ou pessoal. Isso quer dizer ser responsável pelos seus fracassos e sucessos, aceitar a ideia de ser o detentor de suas próprias respostas e caminhar com uma visão clara de objetivo.

Não é um fardo leve, mas necessário. Afinal, você é o maior interessado e o maior responsável pelo universo que representa sua vida.

Os Talentos Já lhe Foram Dados

A premissa básica para que o empoderamento no processo de Coaching funcione é a de que todas as respostas já existem no intelecto do Coachee. O objetivo não é ensinar algo, mas sim extrair. As perguntas certas são o principal caminho de liberação do potencial.

Isso quer dizer, caro leitor, que você já tem todas as saídas para aquilo que busca. Você é a fonte das respostas. O poder de alcançar qualquer resultado já está em você, desde que se faça as perguntas certas, carregue crenças que lhe fortaleçam e tome decisões conscientes.

Como é Ser Empoderado?Empowerment

Essa é uma boa pergunta com uma resposta ainda mais interessante: você reconhece de longe os empoderados. São pessoas que entendem quatro aspectos básicos: seus objetivos, seu potencial, a importância que têm no processo de conquista e os passos que deverão seguir.

Os empoderados não perdem tempo reclamando ou colocando a culpa de seus fracassos nos outros. Eles não pedem por respeito utilizando palavras, exigem-no com atitudes. Eles não desistem diante de barreiras, bolam um plano e partem para cima. Ser empoderado na prática é desconhecer o “vitimismo”, é se doar aos próprios objetivos, utilizando tudo o que se tem e tudo o que se é.

Por isso o Coaching traz perguntas e não respostas. A força existente em cada indivíduo é inesgotável, mas é preciso que se conheça e que se acredite nela. Essa é a mais potente ferramenta no portfólio humano. Quer um conselho? Faça do empoderamento seu estilo de vida.

4 Comments

  1. Igor Bello 18 de Março de 2016
  2. Bruno Augusto 18 de Março de 2016
  3. Alessandra De Matos E Silva 3 de Abril de 2016
    • Bruno Augusto 3 de Abril de 2016

Leave a Reply