Gerenciando o Maior Projeto de Todos: Sua Vida!

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta de extrema importância. Ele permitem às organizações entenderem seu posicionamento frente aos clientes, aos concorrentes e ao mercado como um todo. Ele expõem fraquezas, consolida forças, evidencia oportunidades e antecipa ameaças.

O curioso é que grande parte das pessoas vê sentido nisso para o contexto empresarial, mas deixa o conceito de lado na hora de lidar com o maior de todos os projetos: suas próprias vidas.

Por que me planejar?

Quais são as expectativas que você tem dessa vida? O que quer conquistar? O que não quer deixar de lado? Quem são as pessoas que quer junto de você? O que seria uma existência excepcional?

compass-mapSe você tem uma resposta, ainda que vaga, para qualquer uma das dúvidas acima, isso significa que você tem metas. Tratam-se de objetivos de curto, médio ou longo prazo que dependem de uma sequência específica de eventos que podemos ou não controlar. Esses eventos se dão em contextos dinâmicos e ambientes complexos, que impõem novas variáveis a todo momento.

Existe algum sentido em tentar alcançar resultados específicos em uma condição como a descrita, sem parar de tempos em tempos para repensar os rumos de nossa trajetória ou nas próximas etapas? Isso é inviável!

Sistematizando Seus Passos

Grande parte das pessoas leva sua vida de maneira fragmentada. Tomam a todo momento decisões que ajudam em um ponto, mas sabotam outro. Não definem objetivos com clareza e acabam por se guiar de maneira errante.

Não caia nessa armadilha. Sua vida é o projeto mais complexo com o qual você vai lidar e o que mais envolverá variáveis conflitantes e decisões difíceis. Por que deixar tudo isso nas mãos do destino?

Trace metas, estabeleça prazos, controle recursos, monitore os resultados, replaneje e avance. Não basta desejar muito do futuro sem enxergar os passos e caminhos que você terá de tomar. Da mesma forma, não vale a pena sonhar pequeno simplesmente por não ter organização para ver todas as ferramentas e habilidades à sua disposição.

Recursos Existem Para Ser Utilizados

120914_6_tips_for_corporates_to_be_more_efficientSe você tiver dificuldades em saber por onde começar, pode tentar alguma das seguintes ferramentas: Cronogramas, Planos de Ação, 5H2W, Matriz Swot, Diagrama de Ishikawa, Orçamentos ou Planos de Comunicação. Elas ajudam a dar foco em aspectos específicos, mas só funcionam se forem de fato aplicadas.

Pesquise sobre o tema, encontre pessoas que entendam do assunto, identifique os materiais mais adequados ao seu perfil e utilize-os. Um bom planejamento e uma autocrítica consistente são fortes aliados na busca por seus objetivos.

Tenha uma postura séria sobre sua própria vida. Não importa se você busca um emprego novo, o carro do ano, a casa dos sonhos ou o casamento perfeito. Para tudo existe um caminho, e o primeiro passo é enxerga-lo. Pense e aja estrategicamente. Se dê a chance de alcançar aquilo que deseja!

Leave a Reply