Nós Realmente Precisamos de Ubuntu!

Ubuntu é um conceito africano cujo cerne se refere à essência do ser humano. Está associado à ideia de que nenhum de nós existe como indivíduo de forma isolada. Essa consciência nos leva a rever nossa humanidade, a forma como tratamos o próximo e nosso comportamento em sociedade.

É um amplo e belo conceito, cada vez mais difundido. A maioria de nós se sentiria comovido ao pensar no assunto e encararia como uma concepção ideal de vida. Onde erramos então? Sabemos o caminho e entendemos a necessidade de unidade, mas mesmo assim o mundo está desmoronando.

Me Chame de Idealista se Quiser

unity

Eu sou idealista. Acredito em mudança e creio que o ser humano pode ser melhor e ir longe. Eu não seria Coach se não acreditasse. Mas a ideia de Ubuntu vai além disso, é questão de sobrevivência. Nós não somos nada, absolutamente nada, uns sem os outros e provamos isso repetidas vezes.

Não tenho a pretensão de mudar o mundo com esse artigo, mas espero chamar sua atenção. Preciso que por um momento você pare e reflita sobre compreender, aceitar e tratar da melhor forma possível o seu próximo. Não tenha dúvidas de que isso é aprimoramento. Isso é crescimento em todos os níveis como ser humano.

Não precisa ir longe. Na sua casa, na sua empresa, na sua rua, no seu bairro… as pessoas precisam de você. Não feche os olhos e ouvidos. Ubuntu é respeitar, é considerar. Ubuntu é dividir e compartilhar. Ubuntu é dar ao mundo e aos outros mais do que nós tomamos. Ubuntu é compaixão, é altruísmo.

Existe sentido maior na vida?

Em busca de Ubuntu

Prática e objetivamente: dedique-se ao seu próximo. Um conselho a um amigo, um “eu te amo” a quem se ama, dar ouvidos ao filho com problemas, respeitar opiniões, ainda que contrárias, ajudar o funcionário que busca crescimento, um prato de comida ao necessitado, voluntariado, rir com quem ri, chorar com quem chora… tudo isso é Ubuntu. As possibilidades é você quem cria.

Não se engane quanto ao impacto que pode causar com boas ações, com gestos de solidariedade. Pode parecer uma gota no oceano, mas é assim que tudo começa. Mobilize-se. Seja mais pelos outros, pois só assim será mais por você. Termino esse artigo com um dos significados mais aceitos para Ubuntu:

“Eu sou o que sou por causa de quem todos nós somos”

2 Comments

  1. Alessandra De Matos E Silva 3 de abril de 2016

Leave a Reply