Sim, o Mundo Precisa de Heróis!

batmanvsuperman-xlargeSexta-feira, dia da nossa coluna Happy Hour! Essa semana foi lançado um dos filmes mais aguardados do ano: Batman vs Superman. A película traz dois dos personagens mais tradicionais das histórias em quadrinhos e discute um tema que não pode jamais ser ignorado: heroísmo.

Hoje o artigo é sobre Life Coaching e traz uma reflexão muito séria: quando as coisas vão mal e parecem desmoronar, quem estará disposto a dar tudo de si para que o certo continue sendo certo?

Quem São Eles?

Você já pensou sobre o que são heróis? Não importa se sua referência seja relacionada à mitologia de alguma religião, às páginas dos quadrinhos, a pessoas que conheça ou a personalidades históricas. Eu falo sobre o que caracteriza esses indivíduos singulares, a essência do heroísmo.

Geralmente os heróis são notáveis por possuírem determinados atributos e aplica-los na resolução de problemas de proporções épicas. Muitos ainda se destacam por fazer isso com uma firmeza de caráter irrepreensível e por lutar por justiça a todo o custo.

Nós nunca precisamos tanto de pessoas assim e elas nunca foram tão escassas…

O Caos

Nosso mundo está em chamas. Não existem dúvidas sobre isso. Vivemos em uma combinação de imoralidade, violência, corrupção, intolerância e tudo o que há de mais odioso. Não concorda? Pergunte a qualquer um, leia jornais, assista TV, pesquise na internet… depois volte e nos conte o que encontrou.

É triste, mas é verdade. Não vivemos satisfeitos nem quando não nos falta nada, pois continuamos em um mundo doente. Um mundo de desigualdade, de desordem, de incertezas. Melancólico? Sim, mas realista. Contudo, não se engane. Nós acreditamos na humanidade, acreditamos em mudança e acreditamos em você.

O Que Define um Herói?

Quando eu falo de precisarmos de heróis não me refiro a um cara de capa vermelha. Eu falo de exemplo. Eu falo em pessoas que possam servir de base comportamental, ainda que os valores sejam esquecidos. Falo de caras normais que façam a diferença. De indivíduos compromissados com a esperança.

Você acha isso muito simples para um herói? Não é. Nós vivemos em uma desordem tão grande que ser um herói hoje em dia significa ter firmeza de caráter. Significa se posicionar a favor do bem e ter uma postura justa e uma conduta reta tanto quanto possível.

Nenhum de nós carrega as chaves da perfeição, mas eu lhe garanto que podemos fazer mais. Podemos ser altruístas, honestos e fiéis. Podemos ser respeitosos, educados e éticos. Podemos educar melhor nossos filhos e prezar por nossos valores. Podemos ter coragem de nos posicionar de maneira firme contra o odiável.

Podemos lutar para sermos melhores a cada dia. Isso é caráter e isso é heroísmo.

Assuma um Compromisso

Goodness

Se você não fizer o bem que está em suas mãos, ninguém mais o fará. A triste verdade é essa: estamos esperando alguma coisa cair do céu, enquanto a escuridão se alastra. Isso é fato e o único remédio é atitude. Sem rodeios e sem utopias.

A vida cotidiana é a raiz do processo. Não dá para mudar o mundo todo de uma vez. O que podemos fazer é nos doarmos de coração às boas causas e influenciar os outros da melhor forma o possível, plantando sementes de boa vontade e altruísmo. Tem que partir de algum lugar, por que não de nós?

Nas palavras do grande herói, Nelson Mandela:

“Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero.”

Leave a Reply