5 Dicas para Turbinar a Sua Produtividade!

Screen-Shot-2015-02-02-at-1.38.58-PMUm dos maiores desafios do processo de Coaching é ajudar o Coachee a se manter focado. Hoje em dia existem muitos elementos que afetam a concentração, dificultando o processo de estabelecer e cumprir um planejamento, plano de ação ou até mesmo uma tarefa.

Pensando nisso, no artigo de hoje nós selecionamos 5 dicas para turbinar a sua produtividade e ajudá-lo a se manter focado no dia-a-dia. São atitudes simples que vão aprimorar sua postura frente à pressão e à rotina diária.

Vamos lá!

Técnica do Pomodoro: a técnica do pomodoro já é bastante difundida, graças à sua simplicidade e efetividade. Sua dinâmica é a seguinte:

  1. Enumerar as atividades a serem desenvolvidas;
  2. Selecionar uma das atividades para execução;
  3. Executar a atividade de forma ininterrupta ao longo de um período de 25 minutos cronometrados;
  4. Realizar uma pausa de 3 a 5 minutos, também cronometrada;
  5. Reiniciar o ciclo até finalizar a atividade e então passar para a próxima;
  6. A cada 4 ciclos, realizar uma pausa longa, de 15 a 30 minutos.

O interessante da técnica é postergar as interrupções, de maneira a abordá-las apenas durante as pausas. Isso inclui: telefonemas, mensagens, e-mails, idas ao banheiro, paradas para o café e tudo aquilo que lhe atrasaria a finalizar a atividade.

Estabeleça prioridades diárias: é muito comum surgirem demandas urgentes ao longo do dia. Nem sempre conseguimos elaborar um planejamento e segui-lo à risca. Dessa forma, é importante diferenciarmos aquilo que é essencial, daquilo que pode ficar em segundo plano.

Sendo assim, ao fim do dia, anote quais serão as suas atividades para o dia seguinte e marque as três que serão prioritárias, ou seja, que trarão mais problemas se você não conseguir concluí-las. Dessa forma, caso você identifique que não será possível desenvolver todas, poderá se concentrar nas mais importantes.

Comece pelas atividades mais importantes: as atividades mais importantes, naturalmente, geram maior pressão, o que pode minar sua produtividade. Começar por elas é interessante porque isso tira um peso dos seus ombros logo cedo, aliviando o restante do dia, e porque pela manhã a maioria das pessoas têm mais disposição e clareza, reduzindo a probabilidade de falhas.

Registre tudo: tentar se lembrar de tudo o que tem para fazer pode sobrecarregar sua mente, e isso é perigoso. Além de perder tempo memorizando as atividades, ainda se cansa mais rapidamente, perdendo em desempenho e chegando esgotado ao fim do dia.

A dica é anotar tudo o que precisará fazer e ir riscando à medida que conseguir finalizar. Isso lhe permitirá se concentrar unicamente na atividade que está executando e ainda lhe fornecerá um importante parâmetro de comparação para sua produtividade a cada dia.

social_mediaCuidado com as redes sociais: atualmente é impossível ignorar a influência que as redes sociais têm sobre o nível de produtividade no ambiente de trabalho. As diversas paradas para verificar Facebook, Whatsapp, Instagram, e-mails pessoais e tantos outros recursos tecnológicos, podem roubar seu foco e minar de pouco em pouco sua produtividade.

Aqui o segredo é realizar verificações programadas. Você pode, por exemplo, estipular que acessará seu Facebook apenas 3 vezes ao dia, nos horários a, b e c. Sendo fiel a isso, você reduzirá a tentação de consultar constantemente o celular ou o próprio computador em busca das últimas atualizações.

É isso aí pessoal, essas foram nossas dicas para desenvolver sua produtividade! Se você gostou, curta e compartilhe! Caso tenha alguma contribuição sobre o assunto, não se esqueça de deixar seu comentário!

No Responses

Leave a Reply