Adaptar ou Perecer

A adaptabilidade é a maior capacidade a se cultivar no mundo de hoje. Ela é a base para aquisição e manutenção de todas as outras competências e permite a seu detentor lidar com as mudanças constantes dos nossos dias.

A grande questão é que falhas conceituais têm levado muitas pessoas em suas vidas pessoais e profissionais a não entender o que é a adaptação e como aplica-la na prática. Isso pode ser frustrante e consumir tempo e esforço do indivíduo em situações sem futuro.

Não se Trata de Acomodação

400x400Nosso mundo e nossas vidas passam por modificações cada vez mais rápidas e mais constantes. Empregos, relacionamentos, amizades… nada mais segue um padrão rígido e bem definido, como no passado. O mundo de hoje é embasado no dinamismo.

O problema é que muitas pessoas confundem adaptação com acomodação. Acomodar é se contentar com a mudança de maneira passiva, sem resposta a ela. Adaptar é fazer dar certo, flexibilizar, adequar. Significa não só absorver, mas assimilar as modificações com que convivemos.

Quando você se adapta você se põe em um ciclo sustentável e consistente, que lhe permitirá conviver com a mudança. Quando você se acomoda, o incômodo não passa. Você se coloca em um meio nocivo, deixando latente um descontentamento que tende a evoluir. Será que essa condição é saudável?

Balanceando as Mudanças

Para entender o caminho ideal para lidar com as mudanças, devemos nos ater a 3 fatos:

  1. Quando a postura e os paradigmas do indivíduo estão alinhados com o contexto no qual ele vive, existe equilíbrio.
  2. O desequilíbrio acontece quando um novo contexto surge e o indivíduo permanece com sua postura e seus paradigmas do passado.
  3. O equilíbrio só é retomado quando uma nova postura, alinhada com o novo contexto, é aplicada pelo indivíduo.

Esquematicamente:png - adaptar

Note que duas mudanças de caráter distinto ocorreram:

  • A de contexto que, em geral, independe do indivíduo e que provoca o desequilíbrio;
  • A de postura/paradigma, pela qual o indivíduo é diretamente responsável e que representa uma contra resposta à mudança de contexto. Portanto, deve ser inteiramente orientada ao reestabelecimento do equilíbrio.

O Poder dos Adaptáveis

downloadO segredo para a adaptação eficaz, portanto, é identificar o desequilíbrio que está sendo provocado pela mudança e trata-lo por meio de modificações em suas condutas ou paradigmas. Foque em retornar a uma condição que você julgue sustentável, equilibrada. Isso é adaptação real.

Não se acomode ou simplesmente aceite as mudanças, seja proativo e lide com elas efetivamente. Você perceberá que, mesmo quando não está à frente das mudanças, lidar com elas de forma eficaz multiplicará oportunidades, aumentará seu desempenho e potencializará sua satisfação.

Leave a Reply