Como Você Lida Com o Fracasso?

Failure-as-learning-opportunityExiste uma frase curiosa atribuída a Thomas Edison sobre as muitas tentativas que ele realizou em um dos seus principais projetos de vida: “Eu não falhei, encontrei 10 mil soluções que não davam certo”.

Apesar da grande simplicidade, essa frase revela a perspectiva que o inventor da lâmpada incandescente tinha do fracasso: o fracasso não existe.

O Poder dos Insistentes

Geralmente ouvimos as histórias de pessoas de sucesso quando elas já alcançaram seus objetivos. Ninguém tentando realizar algo grandioso tem fama, apenas quem já chegou lá. Isso nos proporciona a tendência a crer que os vencedores já nasceram vencedores. Ledo engano!

Pessoas que cumpriram feitos incríveis, em sua maioria, chegaram lá a duras penas. São homens e mulheres comuns que sofreram as mais difíceis derrotas, mas tiveram fibra para insistir até que suas realidades mudassem. Você já parou para pensar como esses indivíduos encararam o fracasso?

Não dá para saber o que se passava em suas cabeças, mas é possível afirmar com convicção: seu maior poder estava na capacidade de perseverar diante das batalhas perdidas.

A Ilusão do Fracasso

Muitos de nós são limitados pela crença de que falhar ao buscar um dado objetivo significa que fracassamos. Dessa forma nos envolvemos de melancolia e nos tornamos convictos de que nos falta capacidade. Isso se torna um ciclo vicioso que de fato nos incapacita na busca por quaisquer objetivos de vida que demandem trabalho duro.

Já pensou se Abraham Lincoln tivesse pensado dessa forma quando perdeu sua primeira disputa nas eleições?  Um dos maiores presidentes da história da humanidade não teria chegado lá. Esse é apenas um dos muitos exemplos que revelam uma poderosa realidade: derrotas são aprendizados.

Quando você falha em algo deve utilizar isso como um propulsor. Trata-se de rever seus passos, reconhecer o que deu certo (Importantíssimo!), entender o que deu errado, descobrir o que faria diferente e tentar um pouco mais. Isso é evoluir.

Daí eu lhe pergunto, seguindo essa linha de raciocínio o que seria a derrota? Apenas mais um passo para o sucesso! Por isso eu afirmo, o fracasso não existe!

Falhar, Assimilar, Crescer

Não basta insistir nas mesmas atitudes. Se você quiser resultados melhores precisará de comportamentos diferentes. Isso significa rever o que fez no passado e descobrir o que deve mudar para o futuro. Sendo assim, da próxima vez que falhar, busque encarar as coisas de forma objetiva. Segue um pequeno esquema que representa a questão:

fRACASSO

A cada nova iteração do ciclo você ficará um pouco mais próximo do seu objetivo! E isso não é válido apenas nas derrotas. Reveja tudo o que fez quando alcançar o sucesso, sempre pensando em repetir o que funcionou e em melhorar o que você crê que pudesse trazer um resultado ainda melhor.

Leave a Reply