Qual o Futuro de Sua Carreira?

How-CEOs-manage-doubt-lgDecidir qual carreira seguir, principalmente para os mais jovens, pode ser uma verdadeira luta. Muitos acabam pressionados com a ideia de definir, em meio a tantas incertezas, a atividade à qual se dedicarão pela maior parte de suas vidas. É necessário considerar todos os fatores que permitam uma escolha consciente.

No entanto, não para por aí. O sucesso dessa decisão depende da forma como o indivíduo se engajará na profissão escolhida. Isso significa que a escolha de um curso é apenas o primeiro passo para se atingir a satisfação profissional. A etapa seguinte é essencial e bem mais complexa: Planejamento de Carreira.

Você Conhece o Curso, Mas e a Profissão?

O que é valorizado no segmento em que escolhi? As pessoas de sucesso em minha área tomaram qual rumo? Quais as competências exigidas? O que a faculdade não ensina, mas eu vou precisar? Qual o salário médio dos profissionais? Quais as áreas de atuação possíveis e as portas de entrada?

Essas são apenas algumas das perguntas que devem ser feitas para se obter um perfil da profissão escolhida. Não importa se você é estudante, recém-formado ou experiente: conheça o segmento em que atua. Sem isso será impossível planejar seus movimentos ao longo dos anos.

Conhecer as necessidades do seu mercado lhe permitirá adquirir competências e outros recursos necessários ao crescimento profissional. Faça um raio x do seu segmento, fortaleça aquilo que você já tem, adquira o que lhe falta e não se prenda ao mundo acadêmico. Por melhor que seja sua faculdade ou seu curso, sempre existirão pontos cegos a serem cobertos.

Onde Você Quer Chegar?

tumblr_inline_o034wmopx11s24py6_500Após escolher sua profissão e descobrir os requisitos práticos, é hora de definir qual será sua meta. Crescimento técnico ou administrativo? Gerência? Diretoria? Reconhecimento acadêmico? Empreendedor? O que tem de acontecer de objetivo para que você se considere bem sucedido?

Seguir sem um rumo trará um estado de ambiguidade. Ou você estará sempre insatisfeito, pois não definiu o que representa satisfação, ou ficará satisfeito com qualquer coisa que lhe derem e trilhará uma carreira medíocre.

Defina com precisão a posição que almeja e oriente sua carreira para alcança-la. Divida a meta em objetivos menores, defina prazos, entenda o que precisa para alcançar esses resultados e monitore constantemente sua evolução. Trate sua carreira como um projeto.

Respire: Faça o Balanço

Insatisfação com a carreira não é rara nos dias de hoje. Isso pode acontecer por vários motivos: conflito com a vida pessoal, poucas oportunidades de crescimento, ceticismo com o mercado e por aí vai. A questão é: não desista de ser bem-sucedido.

É fácil entrar em um ritmo em que as atividades profissionais se tornam tão intensas que sequer paramos para pensar se elas fazem sentido. Quando percebemos, a situação já está crítica e a satisfação já se foi. Não caia nessa armadilha!

Pelo menos uma vez por ano, se dê um tempo para pensar a respeito do rumo que você tomou profissionalmente. Você está satisfeito com o emprego e com o setor em que atua? Se não estiver, se pergunte: o que posso fazer para melhorar? Quais minhas opções? Faça um balanço, pese os prós e os contras e, se preciso for, mude sua rota. Só não vale desanimar!

Nunca é Tarde Para se Planejar

Essa foi a visão geral dos processos e etapas que podem ajudá-lo a estabelecer e alcançar objetivos específicos de carreira. Jamais trate sua vida profissional como uma eventualidade, pois ela ocupará a maior parte dos seus dias por vários anos. O essencial é sempre manter em mente a necessidade de se dedicar conscientemente ao alcance do sucesso, afinal, ele não acontece por acaso.

Existem ferramentas e processos minuciosos no Coaching que podem ajudá-lo a planejar ou repensar sua carreira. Acesse nossa página de Serviços e entenda como podemos ajuda-lo em sua trajetória!

No Responses

Leave a Reply