Divertida Mente e o Coaching

INSIDE-OUT-8-1940x1092Uma das premiações mais aclamadas pelos críticos, imprensa e público em geral no Oscar de 2016 foi o prêmio de melhor animação para ‘Divertida Mente’. Trata-se de uma história aparentemente simples, na qual uma garotinha se muda com seus pais para outra cidade e enfrenta problemas de adaptação.

O que deixa o contexto tão interessante é o fato de a óptica dos acontecimentos ser a dos sentimentos da menina, que são personificados e trabalham de forma coordenada dentro da mente dela para lidarem com os desafios que surgem pelo caminho.

A Vida em Seu Universo

insideout8-xlargePor mais que os elementos da história sejam voltados para o público infantil, a construção de Riley (a protagonista) como indivíduo é muito complexa. Por um lado, os sentimentos da garota são identificados como pessoas e conseguem traduzir com muita eficácia os conflitos que ocorrem quando somos confrontados por situações de pressão.

Por outro, o ambiente interno no qual esses sentimentos convivem é composto por vários mundos que criam o universo no qual a garota vive internamente. Diante do misto de confusões e desilusões que ela enfrenta com sua mudança para um ambiente novo, esse universo desmorona e ela se descontrola.

Essa é uma das maiores lições que o Coaching se propõe a transmitir: independentemente dos acontecimentos externos, os significados que damos a eles e os efeitos que terão sobre nós são escolhas nossas. Basicamente, se você deixar seu universo desmoronar, ao invés de buscar soluções, você desmorona junto.

O Desafio de Se Colocar no Lugar do Outro

101115_Empathy-Why-We-Need-ItOutro ponto interessante é que na história existe um grande conflito entre as emoções. A Alegria se sente como responsável por assumir as rédeas da situação e fazer com que Riley esteja sempre sorrindo. A Tristeza, por outro lado, sente uma vontade imensa de contribuir, mas nunca tem a oportunidade.

Ao longo da história, Alegria percebe que a garota na verdade não precisava estar sempre alegre. Ela tinha emoções para que fossem utilizadas no momento e no lugar certo, de maneira que ela pudesse se aproximar dos outros, expressar sua real situação ou enfrentar problemas.

Tudo isso aponta para a empatia. Os sentimentos são as ferramentas para gerar contato com o próximo. A capacidade de transitar entre estados de espírito é o que permite nos colocarmos no lugar dos outros, aceita-los e sermos solícitos. Da mesma forma, é o que nos ajuda a expressar nossa própria situação.

Esse é um dos pontos centrais do Coaching e da própria vida. A empatia é uma arma de gerar proximidade. Ela desenvolve as relações a um nível consistente e permite perceber o próximo e ser percebido.

O Poder da Equipe

inside-out-651Um último aspecto que queremos destacar é o aprendizado que as personagens adquirem ao longo da história a respeito do trabalho em equipe. Alegria passa a dar espaço aos demais sentimentos para que eles sejam aplicados no momento certo.

Isso expressa o fato de que nenhum perfil de indivíduo em uma equipe deve ser desprezado. Cada situação pede por competências e comportamentos específicos e, portanto, o esforço não deve ser em fazer tudo sozinho ou em mudar o outro. A grande necessidade é potencializar resultados através da soma e aplicação das competências de cada pessoa no momento e no lugar certo.

Um Verdadeiro Processo de Coaching

Vários outros pontos poderiam ser destacados e o fato é que ‘Divertida Mente’ como um todo é uma genial interpretação comportamental, que reveste de clareza e simplicidade um tema realmente complexo.

Tudo isso o torna mais uma das indicações de filmes da Academia de Espartanos, o seu Coach on-line!

Leave a Reply