Mindset: Conquiste o Seu Mundo

Nenhum fato, situação ou condição possui significado intrínseco. Tudo passa pelo nosso criterioso filtro de avaliação, baseado nos valores, conceitos e experiências que vivemos, e toma então contornos que representam a nossa visão particular de mundo.

Esse conjunto de conceitos que compõem nossa maneira de enxergar as coisas é denominado Mindset, ou Modelo Mental Predominante. Ele guiará a forma como você perceberá cada situação e, acredite, será um fator determinante para seu sucesso.

Meio Cheio ou Meio Vazio?

half-full-glass-smallerPessoas diferentes têm percepções diferentes. Podem olhar para um mesmo fato e interpretarem em caminhos inteiramente distintos. Isso se deve a seus Mindsets: elas atribuem significados de acordo com suas telas mentais definidas ao longo do tempo.

Quer exemplos? Alguns olham para uma árvore e pensam no quanto ela embeleza o ambiente, outros, na quantidade de sujeira que ela faz. Alguns veem fracassos como etapas, outros como o fim de tudo. Alguns se concentram no lado ruim das coisas, outros olham o lado bom e ainda extraem aprendizados.

O interessante disso é que, se nós temos o poder de atribuir os significados que quisermos aos fatos, o próprio efeito que eles terão sobre nós é decisão nossa! A maneira como você os percebe pode fortalece-lo ou enfraquece-lo: o que conta é o mindset.

Assumindo as Rédeas

Qualquer percepção pode ser alterada. Após você definir o modelo mental que seguirá, o processo acontece de maneira automática. No entanto, antes disso, você tem o poder da escolha. Cabe a você 3 definições claras:

  1. Qual a forma pela qual você enxerga determinadas questões hoje
  2. Se essa forma é adequada ou não aos seus objetivos
  3. Qual a forma que você adotará daqui para frente

Com essa ideia em mãos, você será capaz de, de pouco em pouco, passar a enxergar o mundo de uma maneira que crie oportunidades, ao invés de eliminá-las. No início isso exigirá análise constante, mas com o tempo se tornará algo natural. Você produzirá uma estrutura mental favorável ao seu desenvolvimento, extraindo motivação de situações que antes proporcionariam desânimo. Na PNL essa mudança de Mindset é chamada de ressignificação (leia mais aqui).

Você pode enxergar o término de um relacionamento como sinônimo de solidão e passar vários dias sofrendo, ou aproveitá-lo como a chance de conhecer novas pessoas e utilizar isso ao seu favor. A questão é escolher em qual aspecto você focará!

Outro exemplo prático: se você é alguém que fica ofendido facilmente, pode ser que tenha pré-definida a ideia de que as pessoas têm a tendência de serem maldosas. Se você mudar essa concepção e pressupor que a maioria delas é cordial e quer o bem do próximo, ao invés de ficar ofendido, passará a pensar nos motivos para elas dizerem ou fazerem algo e será, então, capaz de tratar a causa.

Quais Verdades Você Contará a Si Mesmo?

open mind key locked un locked brain mind human head phsycology phsycological mindlock memories therapy

O mundo é aquilo que você faz dele. Tudo o que acontece possui uma construção objetiva, livre de qualquer julgamento, e uma formação subjetiva, que acontece internamente àqueles que observam os fatos. Perceba a liberdade que isso lhe dá: nada pode afetá-lo, a menos que você permita!

A questão que fica, portanto, é: daqui para frente, como você representará o mundo para si mesmo?

 

Leave a Reply