O Verdadeiro Caminho da Motivação

How-To-Motivate-Your-Sales-TeamUm dos aspectos fundamentais do Coaching é a motivação. Ela é essencial no alcance de objetivos, portanto o processo jamais poderia se isentar de trabalha-la.

A questão é que a maioria das pessoas, quando ouve falar disso, pensam em pessoas inflamadas por belos discursos. Ledo engano. A motivação é um processo estruturado que possui várias facetas a serem trabalhadas por quem quer seguir firme na busca de seus objetivos.

A Sistemática da Motivação

Motivação, derivada do Latim movere, mover. Trata-se de ação, movimento no sentido de cumprir um objetivo. Ser motivado então é estar pronto a despender um dado esforço para realizar uma meta. Essa é uma importante lição, pois ela nos mostra a essência da motivação, que consiste em:

Ter um objetivo: só há sentido em falar de motivação quando você estiver empenhado em cumprir algo. Se você não tiver um objetivo não estará em busca de nada, então não faz diferença esforçar-se ou não.

Mesmo que você me diga que tudo o que mais quer é empurrar com a barriga até a aposentadoria chegar, se você perder esse objetivo de vista, nem mesmo será capaz de empurrar com a barriga. Então entenda: motivação exige um objetivo claro e definido.

Ter a Crença (Encontrando os Meios): Ninguém começa nada em que não acredite, ou então começa sem ânimo. Se motivação é mover-se para cumprir um objetivo, é essencial acreditar que esse objetivo pode sim ser cumprido, senão o movimento será ineficaz.

O objetivo deve então ser factível e você deve ser capaz de traçar o caminho que levará até ele, mesmo que seja um caminho difícil. Vislumbrar apenas a realização não é saudável. A base de tudo é planejar o alcance dela. A chave é saber como chegar onde se deseja.

Encontrar os Recursos: A partir do momento que se tem uma meta e acredita-se em sua realização dentro de um contexto factível, é hora de conseguir os recursos que lhe permitirão chegar lá. Isso é importante, visto que se você não tiver as ferramentas necessárias, se perderá ao longo do caminho e sua crença na realização enfraquecerá.

Ação: Você tem o objetivo, tem a crença e tem as ferramentas, agora vem o mais importante: a ação. De nada valem os passos anteriores se você não partir para a realização da meta.

O mais importante nisso é que a ação provoca um ciclo virtuoso: quanto mais se realizar, ainda que de pouco em pouco, mais perto da meta se chegará e mais forte a crença em sua realização será.

Não se Trata Apenas de Pensar Positivo

Espero que agora você entenda que a motivação é um pouco mais do que simples otimismo. A motivação é um processo estruturado rumo a resultados palpáveis. Como você espera se manter motivado se não souber o que quer? Se o que quiser for infactível? Se não buscar os meios? Se não agir?

Leave a Reply