Os Benefícios do Coaching de Carreira

bigstock-Businessman-stepping-up-a-stai-21874508Com o crescimento do Coaching no Brasil, mais e mais pessoas têm se perguntado sobre os reais benefícios e a efetividade da técnica. Como em qualquer mercado em desenvolvimento é preciso que as pessoas entendam os resultados práticos que o serviço pode oferecer.

Pensando nisso nós decidimos criar uma série de artigos que falam de forma específica sobre os diversos tipos de Coaching que existem e a maneira como eles podem contribuir com seu crescimento. Nosso objetivo é ajudá-lo a decidir se o processo é interessante para você e identificar qual a modalidade indicada. Vamos iniciar por um dos formatos mais comuns: o Coaching de Carreira.

O Desafio da Trajetória Profissional

O Coach que atua na área de carreira tem o papel de ajudar o indivíduo, principalmente, nas seguintes situações:

  • Escolha de carreira
  • Transição de carreira
  • Crises de carreira
  • Crescimento profissional
  • Realocação no mercado de trabalho

Dentro dessas 4 vertentes o Coaching pode ainda se subdividir em diversas estratégias e processos, de acordo com o que o Coach identifique como o caminho mais indicado para lidar com a questão. Alguns exemplos de áreas de ataque são:

  • Produtividade
  • Planejamento e estratégias de carreira
  • Projeções de crescimento
  • Motivação
  • Aquisição/Manutenção de competências

É importante frisar que tudo aquilo que, de alguma forma, esteja minando a carreira do profissional é passível de ser trabalhado no processo. Dessa forma, em certos momentos, atém mesmo questões pessoais podem ser discutidas, desde que seja com foco no desenvolvimento profissional do indivíduo.

A Metodologia

behavior_ass2Agora que sabemos em que o Coach de Carreira atua, é hora de entendermos a metodologia aplicada. Como em todo processo de Coaching, identifica-se o estado atual do indivíduo, define-se o objetivo que será perseguido e faz-se a utilização de duas ferramentas centrais:

Perguntas Poderosas: são perguntas realizadas ao Coachee que fazem com que ele reflita sobre as lacunas em sua carreira e chegue por conta própria às respostas para os problemas principais.

Planos de Ação: com as conclusões sobre o que precisa ser mudado, é hora de partir para ação. Por meio de atividades definidas ao longo do processo o Coachee é gradualmente levado a modificar posturas, assumir compromissos, planejar seus passos e orientar-se para o alcance de objetivos.

Tanto as perguntas quanto as atividades dependem do estado atual do Coachee, do objetivo trabalhado, das necessidades identificadas e do contexto de desenvolvimento. O processo é inteiramente customizado e orienta-se pela busca de resultados.

Entender, Planejar e Agir

O Coaching de carreira pode assumir diversos contornos e objetivos, mas em uma definição genérica, ele ajuda o profissional a desenvolver maior autoconhecimento, estipular metas, identificar as competências que possui e as que serão necessárias, abordar as interferências que estão minando suas energias e definir as estratégias que podem ajudá-lo a reverter o quadro.

Além disso, ele permite ao Coachee se situar no mercado, na organização e na própria carreira, ajudando-o a ter uma visão de futuro estruturada e global, por meio de ferramentas objetivas de planejamento e desenvolvimento de carreira. Além de uma evolução clara e mensurável, o processo influencia diretamente na motivação do profissional.

E aí, o que achou? Se ainda tiver qualquer dúvida sobre o Coaching de Carreira, entre em contato conosco através do e-mail: [email protected]nsultoria.com.br. Conheça também o nosso programa de Coaching de Carreira! Agende a primeira sessão de forma inteiramente gratuita!

Leave a Reply