Qual é a Sua Missão?

0zx3tza2vk6b-ecbjoiepqO que move você? Se não tiver uma resposta para isso, consiga uma urgentemente. Levantar todas as manhãs por simples comodismo ou estagnação? Despertar e entrar de cabeça em seu dia apenas para sobreviver? Não, isso está errado! Você precisa encontrar seu caminho.

Falando assim talvez pareça algo de outro mundo, mas não é. A missão de nossas vidas é aquilo que nascemos para fazer com os talentos que nos foram dados, quaisquer que sejam eles. Todos temos um propósito e meu conselho é que você acredite nisso a todo custo.

Além da Multidão

Você não é uma pessoa comum. Muito pelo contrário. Você tem capacidades e experiências particulares que o tornam apto a decidir por sua vida, melhor do que ninguém. Isso significa que você é o único responsável pelos resultados que alcançar e que deve escolher com muito cuidado o caminho que seguirá.

Como fazer isso sem estabelecer uma meta, um resultado, uma missão? Por onde você seguiria, se não soubesse onde quer chegar? Eu não falo simplesmente em decidir passar no vestibular ou em conseguir um emprego novo, mas em fazer essas coisas de maneira associada a objetivos sustentáveis e consistentes de pequeno, médio e longo prazos.

Sem isso você corre um risco gigantesco: ser arrastado por aquilo que os outros acham certo para você. Ser levado pela multidão. Eu não quero isso para você e penso que você também não. Então encontre um propósito. Entenda o que te motiva e estabeleça seus ideais de vida. Essa é sua maior responsabilidade.

O Que Move Você?

VisionTodos fazemos algumas coisas bem e outras mal. Todos gostamos de certas coisas, suportamos algumas e detestamos outras. Dentro disso, o que nós precisamos é definir as realizações que nos trarão satisfação ao longo de nossas vidas, alinhá-las às nossas habilidades e descobrir como suprir as carências provocadas por nossos pontos fracos.

A primeira parte desse processo, e a mais importante, é definir qual é a nossa missão. Precisamos estabelecer de forma clara o que queremos alcançar. A grande questão é que essa definição não pode ser vazia de significado. É necessário encontrar o que move você, para que haja convicção e empenho frente às dificuldades desse grande projeto chamado vida.

Uma boa forma de estruturar esse processo é definir objetivamente os seguintes aspectos:

  1. Sua Missão: o seu propósito de vida.
  2. Sua Visão: como esse propósito se cumpre? Onde você pretende estar em 2, 5, 10 e 30 anos? A Visão representa metas associadas à sua Missão, tornando-a mensurável.
  3. Seus Valores: Quais princípios você seguirá enquanto cumpre sua Missão e sua Visão? Quais limites você não está disposto a ultrapassar?

Com essas definições em mãos você passa a ser capaz de se organizar e, mais do que isso, você passa a se empenhar consciente e inconscientemente na busca dos resultados. Esse exercício é simples, mas muito poderoso.

Como diria Lewis Carroll:

“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”

Para onde você vai, caro leitor?

Leave a Reply