Você Está Preparado Para o Sucesso?

Self-doubtUma das tarefas mais árduas para um Coach é a de ser honesto. Digo isso porque as pessoas que procuram esse serviço vêm com sede de crescimento e cheias de expectativas, sem saber que nem sempre o que elas desejam é o que elas precisam para se desenvolverem naquele momento.

É duro pensar nisso, mas você já se encarou de frente? Você já se avaliou criteriosamente e pensou se aquela promoção, aquela vaga na faculdade ou aquele relacionamento tão sonhado são realmente para você agora? Você julga que está realmente preparado para o sucesso?

Grandes Poderes, Grandes Responsabilidades…

Não basta ter força de vontade. Chegar ao topo é difícil, mas ficar lá é o verdadeiro desafio. Muitas pessoas sonham em sentar na cadeira de gerente, mas não pensam no que isso representa em termos de pressão, estresse, responsabilidade, volume de trabalho… Vão na ideia do: “Quando chegar lá a gente vê”.

Não me entenda mal, de forma alguma quero que você desista dos seus objetivos. O que trago é uma sugestão: prepare-se para eles. Não pense apenas no caminho até lá, pense na permanência. De que valeria chegar ao fim de um projeto se o resultado não lhe trouxesse o proveito esperado?

Se deseja ser líder, aprenda sobre liderança antes de chegar lá. Se seu objetivo é ir para o exterior, é melhor aprender o idioma de antemão. Se quer uma vaga de trainee, por que não começa a ler sobre a organização que escolheu e sua área de atuação? Se quer conquistar alguém que lhe deixa inseguro, trabalhe a autoconfiança. Em suma: prepare-se!

Escolha Não Ser Surpreendido

Businessman Behind Stack of File Folders

Quantas vezes você já viu histórias de excelentes profissionais operacionais que, quando promovidos a um nível tático, caíram de desempenho? Quantas pessoas você conhece que são artistas em conquistar os outros em um primeiro momento, mas estragam tudo em pouco tempo?

Esses são pequenos exemplos de quem não se planeja para evoluir. Crescimento é bom, mas, como toda forma de mudança, traz desequilíbrio. Se você não manejar isso apropriadamente, obterá mais prejuízos do que lucros.

Preveja os atributos que precisará quando alcançar seus objetivos, analise o comportamento e os talentos de quem chegou e se manteve lá; prepare-se com cuidado e, o mais importante: seja adaptável. Nem tudo você saberá com antecedência, então é essencial que seja capaz de se moldar a cada nova circunstância.

Leave a Reply