A Estratégia do Oceano Azul: Destaque-se na Multidão

Hoje na nossa coluna Happy Hour vamos falar sobre o livro A Estratégia do Oceano Azul que, apesar de sua publicação datar do ano de 2005, ainda traz valiosas lições sobre inovação, tanto para os negócios quanto para a vida.

Obsessão Pelo Destaque

Stand-out-from-the-crowd
Independentemente do que você deseja realizar profissionalmente e da área em que atua, a concorrência é brutal. Mesmo se você criar algo novo hoje, amanhã será copiado, diferenciado e comercializado por um preço competitivo. Se você fizer a primeira turma de um novo curso de especialização hoje, em poucos meses descobrirá uma quantidade gigantesca de colegas de profissão.

Esse é o mundo em que vivemos. A agilidade com que a informação circula e a dinâmica de transformação do contexto fizeram da inovação algo comum e necessário. Se você não reinventar constantemente aquilo que faz e aquilo que é, existem grandes chances de ficar para trás, se tornar obsoleto.

Muito provavelmente você está sentindo um certo desconforto neste exato momento e se perguntando qual a solução para uma situação caótica como essa. A resposta é simples, mas tem duras implicações para quem quer manter altos padrões: o desenvolvimento sistemático da inovação. E é exatamente disso que o livro A Estratégia do Oceano Azul trata.

Criando Negócios Diferenciados

A-Estratégia-do-Oceano-AzulApós anos de estudos a respeito de empresas que se destacaram em suas respectivas áreas, Renée Mauborgne e W. Chan Kim, dois estudiosos de estratégias de negócios, chegaram a interessantes conclusões sobre o que leva uma organização a chamar atenção frente às outras.

Tudo se resume a dois aspectos: o valor gerado para o cliente e a estrutura de custos do negócio. A questão é que o caminho até esses dois importantes diferenciais competitivos é longo e depende de uma análise cuidadosa.

A proposta dos pesquisadores é centrada, em primeiro lugar, na avaliação dos atributos oferecidos pelo mercado que têm pouca importância para os clientes. Esses aspectos são então eliminados, reduzindo assim os custos. Em segundo lugar é preciso levantar características que não são ofertadas, mas agregariam valor para os consumidores. Esses itens devem ser acrescentados, de forma a criar diferenciação em relação aos demais players.

O livro traz uma compilação dessa análise para vários cases de sucesso em diversas áreas, mostrando passo a passo a a estratégia dos dois autores para criação de novos modelos de negócio. O fato de expor questões práticas dá uma excelente dinâmica ao livro e facilita a adaptação da estratégia a qualquer empresa em qualquer área e mercado.

A obra tem uma mensagem muito clara e, ao longo de suas 278 páginas, apresenta um modelo objetivo, mas muito abrangente dos aspetos que devem ser avaliados para ajudar uma empresa e até mesmo um indivíduo a não ser apenas mais um entre tantos outros.

Na Vida Como nos Negócios

A grande pergunta levantada ao longo do livro é: como entregar mais por menos? Chegar a essa resposta é o sonho de toda empresa, mas o caminho até lá é árduo. Depende de um esforço orientado por atributos e processos que chamem a atenção e resolvam problemas de forma concreta.

Uma leitura atenta do livro revela uma importante estratégia para empresas, mas também mostra lições valiosas para indivíduos que querem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e em uma vida de grandes exigências. Você pode partir para o oceano vermelho, onde uma guerra acontece e onde é tudo muito igual, ou se destacar da multidão e seguir pela calmaria do oceano azul!

O que os clientes buscam nas empresas, as empresas buscam em candidatos ou as pessoas buscam umas nas outras que ninguém mais oferece? Esse é o questionamento que faz A Estratégia do Oceano Azul um ótimo livro e mais uma indicação da Academia de Espartanos, o seu Coach on-line!

No Responses

Leave a Reply