Os Benefícios do Coaching Para Concursos Públicos

stressed-student-bollaNos últimos artigos da nossa série “Os Benefícios do Coaching”, falamos sobre o Coaching de Carreira e o Coaching para empreendedores. Agora é chegada a hora de falarmos sobre uma modalidade que está em alta, especialmente diante do atual contexto de mercado: o Coaching para concursos públicos.

O Desafio da Constância

A aprovação em um concurso público é um projeto. Tirando alguns casos extraordinários, é necessário planejamento, dedicação, força de vontade e muito autocontrole para que o candidato permaneça motivado ao longo do processo. Não é fácil manter a mesma “pegada” por toda a trajetória.

Pensando nisso, o papel central do Coach que se dedica à área de concursos públicos está em viabilizar um plano consistente de preparação para o Coachee e ajudá-lo a encontrar as estratégias corretas para não perder seu rumo até o objetivo. Esse trabalho envolve várias frentes, que se referem principalmente a:

Alinhamento de objetivos, valores e vocação: um ponto essencial do é garantir que as decisões do Coachee não gerem frustrações. Não basta querer ser aprovado em um concurso qualquer. O candidato deve escolher de forma criteriosa a área em que deseja atuar, levando em conta aspectos como:

  • Valores demandados pelo cargo/organização;
  • Competências requeridas;
  • Plano de Crescimento do Cargo x Plano de Crescimento Pessoal;
  • Vocação para a área escolhida.

Essas informações devem ser trabalhadas logo no início do Coaching para ajudar o Coachee a montar um plano claro sobre seu objetivo.

Uma forma eficaz de autoconhecimento para essa etapa é a realização de mapeamento comportamental, como o Teste Profiler da Academia de Espartanos (clique aqui e saiba mais!) que identifica de maneira abrangente os aspectos que norteiam o perfil do indivíduo, como: padrão de tomada de decisões, principais competências, pontos de melhoria e fatores motivadores.

Align_goal_with_valueCriação de um plano de ação consistente: após definidas as diretrizes que nortearão o candidato, bem como os objetivos que ele deseja alcançar, é hora de determinar como será o caminho até lá. Cada indivíduo precisa de uma metodologia customizada de acordo com seu perfil.

Alguns necessitam de um planejamento detalhado para seguirem, outros têm necessidade de partirem logo para a ação. Existem aqueles que precisam estudar item a item e outros que preferem evoluir com realização de provas e esclarecimento de dúvidas. E ainda têm os que precisam de mais informações visuais, diferente dos que são favorecidos de forma auditiva.

O Coach deve ajudar o Coachee a encontrar a melhor forma de aprendizado a ser seguida, as ações a serem tomadas e as metas para monitorar o avanço. Em boa parte dos casos o conteúdo é muito extenso e o candidato precisa balancear o prazo para cada concurso com a quantidade de informação a ser assimilada. Por isso é essencial um plano de ação adequado.

shutterstock_275305481Mantendo o Ritmo: o terceiro grande grupo de atividades desenvolvidas ao longo do processo de
Coaching para Concursos Públicos se refere à manutenção dos esforços do candidato. Não basta ter um plano, é preciso segui-lo e isso se torna crítico, uma vez que raramente o processo acompanhará o candidato até que ele seja aprovado em algum concurso.

Traçado o objetivo e delimitado o caminho até lá, o Coach precisa munir o Coachee de estratégias para permanecer motivado. Para um resultado que pode levar meses ou até anos para ser alcançando, é necessária uma certa cadência, que não sobrecarregue o indivíduo, mas também não o deixe desanimar.

A melhor forma de alcançar esse estado, mais uma vez, depende do perfil do indivíduo. Para pessoas auto motivadas, uma abordagem individualista pode funcionar, enquanto outras podem precisar de grupos de estudos ou cursinhos. Os tipos de metas também podem variar, uma vez que cada pessoa precisará de algo diferente para se sentir em evolução.

O Desafio da Singularidade

Students in a classroom sitting at their desks while doing a test

A grande questão é que nenhum Coachee será como o outro e, consequentemente, caminhos diferentes deverão ser tomados. O Coach deve estabelecer a melhor estrutura o possível para aquela pessoa, sem receitas de bolo.

Por um lado, o Coaching para concursos públicos pode ser muito desafiador, graças às particularidades de cada indivíduo, por outro, se devidamente exploradas, essas mesmas particularidades podem ajudar qualquer pessoa, de qualquer perfil, a alcançar a posição almejada!

Leave a Reply