Os Benefícios do Coaching para Empreendedores

female-entrepreneurDando sequência à nossa série de artigos sobre os benefícios do Coaching, hoje vamos falar sobre quais os principais ganhos do processo focado em empreendedores. A grande particularidade nesse caso é que as decisões dos indivíduos, além de afetarem a eles próprios, definem o futuro de suas empresas.

A Estrutura do Processo

O trabalho desenvolvido com empreendedores envolve 4 áreas principais:

Competências: quais os conhecimentos, habilidades e experiências necessários ao crescimento como empreendedor? Ao responder essa pergunta, o indivíduo se torna capaz de focar nos pontos em que ainda precisa melhorar, bem como potencializar aqueles em que já possui proficiência.

Nesse aspecto o Coach trabalha para viabilizar o crescimento acelerado do Coachee. A ideia é identificar as ferramentas comportamentais que ele precisará e desenvolvê-las em consonância com aquilo que é exigido pela organização e por todas as demais esferas pelas quais ele transita.

Valores: quais diretrizes conduzirão seu trabalho? Quais limites você e sua organização não pretendem cruzar? Esse aspecto é essencial para que o empreendedor não se perca no meio do caminho. Não vale de nada auferir lucros, mas deixar de lado as concepções que são importantes para você.

Identificar e estabelecer valores é essencial para decidir quais caminhos o empreendedor e seu empreendimento seguirão, além de prepara-los quando a pressão por condutas inesperadas vier (e virá!).

vision-mission-statementMissão e Visão: o que você e sua organização pretendem realizar e qual o caminho até lá? Sem objetivos bem definidos é difícil chegar a algum lugar. Toda empresa e todo indivíduo precisam de um direcionamento.

A missão é a razão de existência de um negócio e a visão é uma expressão da missão no tempo. Por exemplo, se a sua organização objetiva ser a maior loja de roupas on-line do Brasil, transmitindo auto estima ao maior número de pessoas o possível (Missão), como isso se reflete em 2, 5 e 10 anos (Visão)?

Estrutura do Negócio: qual o seu modelo de negócio? Como você gera valor para o seu cliente? De quais recursos você necessita? De quais parcerias você dispõe ou precisa? Qual o seu diferencial? Essas são apenas algumas das perguntas que o empreendedor deve responder sobre sua empresa para ir longe.

Nesse ponto o indivíduo deve olhar para o negócio com muito critério. Ideias não se tornam projetos de forma natural, elas precisam ser trabalhadas e assumirem contornos objetivos. Dessa forma, é preciso ir fundo na busca por caminhos pelos quais seu negócio se concretize.

O Desafio do Empreendedorismo

challengesDentro de cada um desses tópicos ocorrem desdobramentos que servem de base para as mudanças que permitirão o crescimento do indivíduo e dos negócios nos quais ele está envolvido. O foco do processo é em conceder maior clareza e expor para o empreendedor os pontos que o tornam forte, bem como os aspectos a melhorar.

Certa vez Reid Hoffman, um dos fundadores do LinkedIn, afirmou que “Empreender é como saltar de um penhasco e construir o avião na queda”. Acredite, ele não está errado. Empreender é aceitar o caos como natural, é exercitar o apetite ao risco, é dizer aos medos e incertezas que eles não comandam você.

Sendo assim, se fosse preciso definir com uma única frase qual o grande objetivo do processo de Coaching para empreendedores, eu diria sem sombra de dúvidas que é oferecer ao Coachee ferramentas e possibilidades para se manter firme e manejar o caos representado pela vida de quem decidiu erguer um negócio.

E aí, gostou? Então conheça o nosso programa de Coaching Para Empreendedores! Você vai se surpreender!

Leave a Reply