7 Dicas Para Apresentações Eficazes

microphone_audience-787x300Apresentar-se não é tarefa fácil. Alguns suam frio, outros esquecem as falas e ainda tem aqueles que tremem descontroladamente. São reações involuntárias que confundem os sentidos e atrapalham o indivíduo nos momentos em que ele mais precisa estar 100%.

No artigo de hoje vamos dar algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença na hora de encarar uma plateia.

Direto ao Ponto

Uma apresentação bem desenvolvida é aquela que cativa o público, e isso nem sempre está ligado ao conteúdo. O que você tem a dizer é muito importante, mas como você diz faz toda a diferença. Sendo assim, segue uma pequena lista de aspectos que podem ajuda-lo diante de qualquer plateia:

  1. Seja Objetivo: toda apresentação tem uma meta: conseguir um emprego, ser aprovado no TCC ou concretizar uma venda, por exemplo. Você deve se orientar de acordo com isso. É válido acrescentar aspectos para entreter seu público, mas lembre-se que seu tempo é limitado e que você tem um resultado concreto a ser alcançado. Se você “enrolar”, pode acabar despejando excesso de informação e dificultar o foco em conceitos-chave.
  2. Utilize Abordagem Visual: recursos como Power Point ou Prezi só fazem sentido se complementarem o que é dito. Você pode falar à vontade (sem ser prolixo!), mas em seus slides prefira conteúdo que tenha apelo emocional e capte a atenção. Dificilmente as pessoas vão ler a apresentação, portanto a melhor forma de aproveitá-la é com itens que o ajudem a estimular mais de um sentido.
  3. great-presentation-700x360Cuidado Com o Vocabulário: os termos você utiliza devem ser adequados ao seu público. Você falaria tecnicamente com crianças de 6 anos? Utilizaria gírias com empresários? Isso faz muita diferença. Ser usual com pessoas formais pode sugerir desrespeito ou falta de conhecimento. Já um vocabulário muito elaborado para determinados públicos pode soar incompreensível ou arrogante.
  4. Utilize Flash Cards: para combater o famoso “branco”, uma ótima estratégia é ter pequenos cartões com gatilhos que o ajudem a lembrar o conteúdo. Além de discretos, eles o ajudarão a se manter confiante.
  5. Pratique Tanto Quanto Possível: treinar é essencial. Se possível, convide alguém próximo para assistir e apontar o que precisa melhorar. Você fixará melhor as informações, ficará mais confiante e ainda será capaz de antecipar possíveis pontos de falha.
  6. Para Assuntos Complexos Entregue Um Resumo Impresso: o resumo dará a tranquilidade necessária para que seu público preste atenção na apresentação, ao invés de tentar copiar tudo o que ouve. Um detalhe importante é anunciar a entrega do resumo logo no início da apresentação, mas entrega-lo apenas no fim, para que as pessoas não fiquem lendo enquanto você fala.
  7. Bored-Long-Term-Travel4Venda Seu Produto: você tem que oferecer mais para sua plateia do que uma pesquisa do Google. A atenção das pessoas é difícil de captar e elas julgarão o que você disser, sua postura, suas vestimentas e tudo o mais. Se não gostarem do que virem será um desastre. Apresentar é vender conteúdo, sendo assim, procure responder: como fazer as pessoas comprarem o que eu digo?

E aí, gostou das nossas dicas? Acrescentaria mais alguma? Compartilhe com seus amigos e contribua com seus comentários!

Leave a Reply