Hooligans: Defenda o Seu Território

Green-Street-HooligansEm nossa coluna Happy Hour de hoje decidimos desenterrar um excelente trabalho cinematográfico que possui grandes lições intrínsecas sobre desenvolvimento pessoal: Hooligans, de 2005, que tem como protagonista o ator Elijah Wood (isso mesmo, o Frodo de Senhor dos Anéis).

Quando Tudo Desmorona

O filme narra a história de Matt Buckner, um estudante norte americano de jornalismo expulso de Harvard após ser acusado injustamente por porte de drogas, que na verdade pertenciam a um colega de quarto.

Apesar de ser um estudante brilhante, ele é extremamente retraído. Além da incapacidade de se defender, apresenta graves problemas de relacionamento com o pai e uma vida resumida à faculdade. Devastado pelos acontecimentos, ele decide passar algum tempo na Inglaterra, na casa de sua irmã.

Parece o tipo de filme que faria você bocejar? Eu lhe asseguro que não. Quando tudo foi tirado de Buckner, ele aprendeu o mais importante: levantar e lutar.

O Ponto de Ruptura

354Chegando em Londres ele conhece Pete, irmão de seu cunhado. Trata-se de um sujeito raivoso e desbocado que trabalha como professor para se sustentar, mas possui apenas uma paixão verdadeira: ser um hooligan.

Ele é membro de um grupo de torcedores de futebol, fanáticos pelo West Ham United. A paixão é levada às últimas consequências sempre que grupos apoiadores de outras equipes são encontrados pelas ruas e todos se digladiam, como em ringues. Buckner é jogado no meio dessa dura realidade e adentra em uma viagem que mudará sua vida para sempre.

Caro leitor, se você não tem estômago para filmes violentos, é sensível ao linguajar de baixo calão ou adepto da ideia de pacifismo a todo custo, talvez esse filme lhe pareça um pouco (muito!) ofensivo. A despeito disso, acredite, ele pode ser um verdadeiro despertar.

Levante-se e Revide

“Depois que você recebe alguns socos e chutes percebe que não é feito de vidro”

Existem muitas lições de ouro em Hooligans. Não é um simples filme sobre brigas de rua, é uma história bem fundamentada sobre resiliência. Matt Buckner aprende na pele que uma queda não é o fim de tudo, apenas um desafio em alto e bom som: levante-se e revide!

“O mais importante não é saber que seus amigos te protegem, mas saber que você protege seus amigos”

Outro tema central da história é a confiança. Você precisará de pessoas em sua vida. Elas são a razão de tudo. Quando encontrar aqueles em que possa confiar, dedique-se a eles, seja honesto e cobre honestidade, defenda-os se preciso for. Lute por suas amizades, faça delas uma causa.

“Pete Dunham me ensinou que há horas que não posso arredar o pé e devo lutar, e que há horas em que devo me afastar. ”

Quebre regras e preconceitos. O mundo não é uniforme. Matt teve que conhecer o caos para encontrar seu caminho, sua ordem. Tudo parecia perdido, até alguns socos na boca do estômago ajudarem-no a despertar. O poder que você precisa pode vir dos lugares e das pessoas mais improváveis.

“Nunca estive tão perto do perigo, porém nunca me senti tão protegido”

Saia da sua zona de conforto. Algumas pessoas têm a sorte de serem arrancadas de seus lugares comuns e obrigadas a lutarem pelo que querem. Se não for seu caso, mova-se. Não adianta tentar crescer sem dor, sem sofrimento. Aprenda a amar os momentos difíceis, pois são eles que definirão quem é você.

Leave a Reply