Quer Ser Mais Produtivo? Saiba o Que a Nasa Tem a Dizer

www.allwallpapersfree.org

No último dia 8 de julho foi publicada uma matéria no site Quartz (Acesse aqui o artigo em Inglês)  sobre as descobertas de um time de pesquisadores recrutados pela Nasa para encontrar formas de otimizar a rotina de trabalho dos astronautas.

No estudo desenvolvido, um dos resultados encontrados a respeito da produtividade foi bem interessante: a questão não é a agilidade com que se desenvolve as tarefas, mas a ordem escolhida para realiza-las. Isso se deve ao componente emocional existente no processo.

Basicamente, quando se realiza a transição entre duas atividades, você passa para a próxima com resquícios daquilo que sentia enquanto estava envolvido na anterior. Sendo assim, se, por exemplo, você falhou em uma tarefa e se frustrou, existem grandes chances de iniciar a seguinte com o mesmo estado de espírito, provocando distrações e falta de engajamento.

Elimine as Interferências

coaching-executive2Um dos segredos para lidar com esse ônus desagradável é cortar o máximo de transições bruscas o possível. Desenvolva em grupos as atividades que exigem níveis semelhantes de concentração e de esforço: simples com simples, complexas com complexas.

Outro ponto que pode auxiliá-lo é identificar tarefas que lhe provoquem irritação e desenvolvê-las apenas quando aquelas de maior complexidade e importância forem finalizadas.

Se reuniões, por exemplo, lhe tiram do sério, procure agenda-las em horários nos quais você já tenha terminado as tarefas mais essenciais de sua função, aquelas em que falhas podem provocar os maiores prejuízos. A ideia é tornar a interface suave, minimizando as perdas de energia e concentração.

E aí, pronto para ser mais produtivo?

Acesse o artigo original.

Leave a Reply