5W2H: Defina, Planeje, Alcance

businessman holds target business in round panel glass as concepExistem diversas ferramentas criadas para ajudá-lo na busca de objetivos. Elas assumem diferentes formas e dinâmicas, mas quase sempre recaem sobre os mesmos princípios. O fato é que, quanto mais simples melhor. Tudo o que você precisa é manter uma forma clara de controle para orientá-lo.

Sendo assim, hoje queremos apresentar uma das mais famosas e efetivas opções para quem precisa chegar a um resultado: 5W2H. Se você já conhece, não custa lembrar, e se nunca viu, acredite, vale a pena conhecer!

5W2 o quê?

5W2H é uma construção que representa 7 termos essenciais para se buscar um objetivo:

What (O quê)?

O essencial nessa fase é ser específico. Um objetivo muito amplo pode criar enorme complexidade na hora de definir sua métrica de sucesso e as estratégias para alcança-lo. Assim, seja abrangente o suficiente para não se limitar, mas específico o suficiente para não se frustrar. Vejamos um exemplo:

Conseguir um novo bom emprego (ruim)

Conseguir um emprego em minha área de atuação, em um cargo mínimo de analista, com um salário mínimo de R$ 4.000,00 (Bom).

Sem uma visão clara do que é esse “novo bom emprego”, como você o reconheceria quando o encontrasse?

Why (Por quê)?

Aqui você precisa entender o propósito do seu objetivo. Se ele não trouxer algum ganho real e se não for realmente importante, é melhor rever sua posição e pensar se não vale a pena gastar seus esforços com algo que julgue prioritário.

When (Quando)?

Ter um prazo é essencial. É preciso planejar seus passos, definir o esforço necessário e desenvolver senso de urgência. Se você perseguir um objetivo sem uma data limite, corre o risco de alcança-lo em um momento que já não lhe seja proveitoso ou adiá-lo indefinidamente.

How (Como)?

Tão importante quanto saber o que fazer, é criar um plano claro para alcançar o resultado. Existem várias metodologias que podem ajudá-lo, mas o importante é criar uma visão objetiva das etapas e projetar de antemão suas atitudes.

Who (Quem)?

Quando o objetivo tiver mais de um responsável é preciso identificar quem deverá executar cada passo planejado. Além disso, é necessário levantar todas as pessoas que, de alguma forma, serão importantes em cada etapa. Dessa forma você será capaz de saber quais recursos humanos gerenciar e definir as estratégias para conseguir o que precisa de cada um.

How much (Quanto)?

É preciso aplicar uma visão que vá além da questão financeira. Identifique cada recurso necessário para alcançar seu objetivo e pense sobre as formas de obtê-los. Tão importante quanto querer algo é encontrar a viabilidade para realiza-lo.

Where (Onde)?

A localidade não é importante em todos os casos, depende muito do tipo de objetivo. Avalie em cada situação a importância de ter essa definição e as implicações disso. Voltando ao nosso exemplo, você deveria estipular qual a extensão válida para conseguir o novo emprego: sua cidade? Estado? País? Cada um demandaria estratégias e esforços inteiramente diferentes.

Em Resumo:

5W2H

Mãos à Obra

Poucas coisas são tão importantes na vida quanto ter objetivos. Eles nos motivam e expressam os propósitos de nossa existência. O problema é que nem sempre são fáceis de se alcançar e o fracasso é frustrante.

Sendo assim, dedique-se àquilo que deseja. 5W2H é uma ferramenta desenhada para dar clareza e objetividade ao processo de alcance de resultados. Seguindo o passo a passo descrito você terá um conjunto poderoso de informações para tirá-lo do estado atual e guia-lo à condição almejada.

Leave a Reply