Esquadrão Suicida: A Ordem Que Vem do Caos

esquadrao-suicida-forca-tarefa-xUma equipe formada por alguns dos maiores vilões da DC, recrutada pelo governo norte-americano para salvar o mundo de uma catástrofe. A proposta é irresistível: quem não gostaria de assistir à loucura criada quando a única esperança da humanidade é um bando de psicopatas acostumados a serem os caras maus?

Pois é disso que trata o Esquadrão Suicida! A equipe de anti-heróis compõe um dos filmes mais sangrentos do gênero, politicamente incorreto ao extremo e repleto de alívios cômicos. Trata-se de uma aposta peculiar, que o tornou uma das produções mais aguardadas do ano.

É quase que um consenso a infeliz derrocada dada pelo roteiro em certos pontos, com algumas soluções fáceis e atropelamentos ao longo da história. Mas ainda assim acredite: Arlequina, Pistoleiro e companhia (Assim como a trilha sonora) fazem boa parte do filme valer a pena, com ótimas atuações e grandes ensinamentos.

Sobre a Essência Que Se Carrega

Um dos aspectos centrais da história é a auto aceitação. Especialmente representada nas histórias de Diablo e Pistoleiro, vemos a tormenta criada pela grande questão que persegue muitos de nós: você se aceita como é?

Carregar um passado de erros ou ceder à pressão de agir conforme o que os outros esperam de nós, se anulando no processo, é o princípio de algo muito perigoso. Encarar-se de frente e aceitar aquilo que se vê, são os dois passos para dar o seu melhor e encontrar as mudanças buscadas.

Foque Nos Pontos Fortes

Todos temos defeitos. Não adianta fugir. O grande problema é quando se gasta tempo demais tentando mudar isso e se esquece do mais importante: todos também têm grandes qualidades. Esse grupo de vilões com certeza nos prova isso.

É bom querer ser melhor, mas antes aprenda a usar aquilo que o torna especial, que o faz forte. Invista e acredite em suas habilidades até poder utilizá-las de forma incomparável. Talvez alguns problemas continuem existindo, mas cuide para se sobressair pelo que há de bom.

Elimine Preconceitos

maxresdefaultParece contra intuitivo pensar em vilões salvando o dia? Talvez, mas isso muda quando alguém decide acreditar no que eles poderiam fazer juntos. Tudo o que eles precisavam era da correta orientação, ainda que na forma de força bruta.

Não tire conclusões precipitadas sobre as pessoas que cruzam seu caminho. Talvez muitas delas ainda não tenham ido longe devido às oportunidades que lhes foram negadas. Experimente acreditar em alguém e dê a chance para que o inesperado aconteça.

As Parcerias Que Funcionam

Por fim, precisamos destacar como é importante a sinergia entre os membros de uma equipe. Não basta comporem um grupo de trabalho, é preciso criar um ambiente de reciprocidade, de pessoas dispostas a se doarem, a se colocarem no lugar uns dos outros.

Problemas existirão, dificuldades surgirão, mas o importante é criar as condições para que todos enfrentem isso juntos. Esquadrão Suicida é um filme sobre um dos aspectos mais escassos nas relações de nossos tempos: tolerância. Aceitar o que há de diferente no outro não enfraquece aquilo que pensamos com indivíduos, mas reforça em muito o que somos como conjunto.

Apesar do Pesares

esquadrao-suicida-suicide-squad-logoA meu ver a obra ficou abaixo da grande expectativa que criou. O enredo merecia um desenvolvimento mais rico, uma construção mais elaborada. Mas ainda assim, a grandeza dos personagens e a essência da história, ajudaram a resguardar parte do que era esperado.

Como não podemos mudar o que está feito, levemos em conta o que há de positivo: a ousada proposta nos guia por um novo caminho, por um mundo sem cinismo e sem ilusões de grandeza. Se eu pudesse extrair uma única lição, seria essa: apesar das falhas que carregamos como sociedade, se tivermos união e crença uns nos outros, nem tudo está perdido.

Leave a Reply