Modelagem de Objetivos: Metodologia SMART

Goal-Setting-is-SMART-BusinessTodo processo de Coaching deve girar em torno de objetivos. Nenhuma das ferramentas empregadas faz sentido se não perseguir algo de concreto. A grande questão, no entanto, é que nem sempre é fácil transformar anseios em metas, correndo-se o risco de andar em círculos por falta de clareza.

A metodologia SMART visa auxiliar nessa estruturação dos resultados que se deseja alcançar, por meio de um pequeno check-list de definições indispensáveis.

Defina o Essencial

SMART é a sigla de 5 aspectos que tornam um objetivo palpável:

SMART

S = Specific = Específico: um objetivo não pode ser excessivamente amplo ou abrangente. É necessário saber de forma detalhada o que se deseja. Conseguir um emprego, por exemplo, não é um bom objetivo. Você pode acabar em algo que não lhe atende de várias formas. Ao invés disso, um bom enunciado seria:

“Conseguir um emprego como servidor público, em minha área de atuação, em minha cidade natal, com carga horária máxima de 40 horas semanais”.

M = Measurable = Mensurável: esse item lhe ajudará a medir seu nível de sucesso. Como você saberá que cumpriu seu objetivo de forma consistente se não tiver um parâmetro de referência? Se você é um empreendedor, por exemplo, soaria vago dizer que sua meta é se consolidar no mercado como uma das maiores empresas do seu ramo de atuação. Ao invés disso, tente:

“Alcançar um faturamento de R$ 2.000.000,00 e um Market Share de 15%”.

A = Attainable = Atingível: nada de perseguir objetivos fora da realidade. Você pode (e deve!) querer coisas difíceis de alcançar, mas se envolver em empreitadas impossíveis ou nas quais não acredite é perda de tempo e energia. Sempre se pergunte: existe algum caminho pelo qual é possível alcançar esse resultado? Se a resposta for não, abandone sem nem pensar.

R = Realistic = Relevante: objetivos devem trazer benefícios reais para você. Se acreditar que algo não tem grande importância, é melhor abandoná-lo e se dedicar a alguma coisa que tenha. Sendo assim, faça-se duas perguntas: por que eu quero esse resultado? Quais benefícios ele trará para minha vida?

T = Time Bound = Com Prazo Definido: o quinto e último aspecto é essencial para que você monte um planejamento e divida o objetivo em partes menores. Não faz sentido, por exemplo, dizer simplesmente que você deseja conhecer a Europa ou que quer ser promovido. O ideal seria:

“Quero conhecer a Europa no próximo inverno”.

“Quero ser promovido até o final do ano”.

Saiba Qual o Seu Norte

Old compass on white background with soft shadow

De objetivo modelado você terá clareza sobre o que deseja alcançar e possuirá as informações necessárias para pensar no como. A metodologia SMART é extremamente simples e fornece parâmetros aplicáveis a qualquer tipo de objetivo.

O primeiro passo para construir o foco é saber no que se concentrar. Se você não definir exatamente o que quer, provavelmente se perderá ao longo do caminho ou despenderá energia enquanto toma decisões sob pressão, sem a chance de refletir com calma e objetividade.

Leave a Reply