O Livro de Ouro das Revoluções: Quando Mudar é Preciso

Revolucoes_BookMock5Falar de Coaching é falar de mudança. As pessoas que buscam o processo querem um novo caminho para construir uma realidade diferente para suas vidas. Quando elas conseguem, se tornam capazes de mudar sua existência e a daqueles que estão próximos. Se tornam capazes de revolucionar.

Esse é o tema de nossa Happy Hour de hoje. Vamos falar sobre O Livro de Ouro das Revoluções, do autor Mark Almond, o livro que me lembrou quão poderoso um povo unido pode ser!

Desde os Primórdios

A obra é uma exploração histórica de vários movimentos revolucionários ao redor do mundo. A ideia é analisar de forma criteriosa situações que definiram o destino da humanidade desde o século XVII. A abordagem vai fundo em cada evento, discutindo origens, sistemática e efeitos posteriores.

O livro possui uma eficácia impressionante em contar as histórias que se propõe, construindo a atmosfera de cada impasse, guerra ou comemoração com uma vivacidade única. O resultado é uma exposição clara e dinâmica de alguns dos fatos históricos mais marcantes para a humanidade.

O Ciclo Virtuoso

Além de ajudar a explicar as origens do mundo atual, sua configuração territorial e seus conflitos, Almond expõe de forma muito consistente a forma como injustiça se transforma em insatisfação, que provoca a união dos injustiçados, levando à esperança de mudanças e às atitudes contra o sistema vigente.

Trata-se de um processo que se retroalimenta e mostra a cada indivíduo que ele não precisa viver em função das incoerências impostas, desde que esteja disposto a se unir com aqueles que também têm uma causa. Tudo isso é feito sem utopias: não existem heróis ou vilões, causas mais ou menos nobres e nem sistemas perfeitos.

Quando Mudar é Preciso

the-fall-of-the-bastille-colour-litho-mike-whiteVocê anda satisfeito com o mundo que vive? Acha justas as atitudes dos governantes do seu país? Acha que o melhor tem sido feito pela população? Se a resposta for não, esse livro é para você. Além de mostrar como foram construídas as mudanças de rota que fizeram real diferença ao longo da história, ele ajuda a enxergar o mundo com um pouco mais de esperança.

Muita gente já foi injustiçada, muitas incertezas já pairaram sobre povos inteiros e muito sofrimento já foi presenciado. Ainda assim, sempre houveram aqueles que decidiram lutar por uma vida melhor, enfrentar as consequências de suas escolhas e desafiar seus opressores.

O Livro de Ouro das Revoluções nos mostra que vale a pena querer algo mais, desejar justiça, morrer e viver por uma causa. Isso é raro em nossos dias, portanto, o provável maior presente desse livro é a lembrança de que pessoas comuns, como eu e você, um dia deram tudo de si pela chance de viver com a dignidade que lhes foi tirada.

Leave a Reply