Roda da Vida: Qual Seu Estado Atual?

bigstock-shot-with-girl-looking-at-phot-25986758Hoje vamos falar sobre uma das ferramentas mais básicas do processo de Coaching: a Roda da Vida.

Geralmente aplicada na primeira sessão, trata-se de um recurso para identificação da situação atual do Coachee, de forma que ele tenha clareza daquilo que precisa melhorar.

Sua aplicação é muito simples e fornece importantes parâmetros para que o Coach saiba quais áreas atacar. A roda passa por todos os âmbitos da vida, garantindo que o Coachee reflita sobre tudo aquilo que faz parte de sua existência.

Ouvindo na Essência

A grande habilidade exigida do Coach nesse processo é a de ir fundo no momento enfrentado pelo Coachee. Não basta perguntar como ele se sente sobre determinada questão, é preciso ajudá-lo a entrar de cabeça nas situações que tem atravessado e entender de forma consistente o que isso tem provocado.

Um outro aspecto que exige análise cuidadosa é a alavancagem. Não basta acessar aquele campo da vida que está com baixa pontuação, é preciso ponderar qual área, ao ser tratada, trará maior benefício global para a vida do Coachee, qual terá maior impacto sobre o todo.

O Reflexo no Espelho

É um exercício duro, que coloca o indivíduo frente a frente consigo mesmo e o leva a refletir sobre a vida que tem levado. Trata-se do passo inicial da mudança, pois ajuda ambos, Coach e Coachee, a terem uma rica visão do contraponto: Estado atual x Estado desejado.

Segue abaixo um exemplo de roda da vida, com os 12 campos utilizados de referência para início do trabalho:

Ficou interessado? Agende agora mesmo uma sessão gratuita de Coaching pelo Skype conosco. Envie uma solicitação através de nosso formulário de contato que lhe retornamos logo que possível!

Tags:

Leave a Reply