The Get Down: A Netflix Acerta Outra Vez!

the-get-down-stillUm dos últimos lançamentos da Netflix foi a série The Get Down. Trata-se de uma proposta bem diferente das demais, a começar pelo contexto: situada na década de 70, a trama se passa no Bronx, um dos bairros nova-iorquinos de maior criminalidade da época.

Entre guerras de gangues, vandalismo e muita pobreza, vemos narradas as desventuras de Ezequiel e seus amigos inseparáveis, suas grandes paixões e dilemas adolescentes.

Trata-se de um jovem desacreditado sobre seu futuro, que duvida de si mesmo até quando outros acreditam. Ele possui grande habilidade com as palavras, mas pouco ímpeto em utilizá-las para um bem maior. As coisas começam a mudar quando ele descobre nas rimas um dom capaz de mudar o mundo que conhece.

Além da Superfície

the-get-down-1 (1)The Get Down é um tratado poético que vai muito além de temas juvenis. Apesar do foco nas histórias dos personagens centrais, vemos um universo bem maior ser apresentado, no qual imperam a violência, as desigualdades sociais e as disputas políticas.

É impossível não se conectar com cada uma das histórias, com o enredo bem construído e com indivíduos que cativam por sua naturalidade e pela paixão com a qual constroem o momento e o lugar. Trata-se de um viés cômico e dançante de uma realidade brutal.

Mensagens de Valor

Nós escolhemos falar sobre esse seriado graças às muitas mensagens que ele transmite em alto e bom som:

  1. O mundo precisa de líderes que sirvam de exemplo;
  2. Covardia não solucionará seus problemas;
  3. Encontre pessoas que te coloquem para cima;
  4. Não esconda seus talentos;
  5. Dê o seu melhor;
  6. Acredite em si mesmo;
  7. Nunca desista dos seus objetivos.

Tudo isso pode ser encontrado de diferentes formas, nada literais, o que torna a narrativa ainda mais consistente. Basta prestar um pouco de atenção e The Get Down irá se revelar um verdadeiro presente.

E o Veredito…

the-get-down-1Prepare-se para se apaixonar por mais uma produção da Netflix. O ritmo alucinante, que combina temas sérios com leveza narrativa e alívios cômicos, fará você desejar assistir os episódios novamente, torcer pelos personagens e se sentir em plenos anos 70, perambulando pelas ruas do Bronx.

O mais interessante é a maneira como cada situação é construída, mostrando um mundo colorido, apesar da destruição, alegre, apesar da desordem, e esperançoso, apesar de todos os problemas. Afinal, como bem descrito logo no primeiro episódio:

“Onde há ruína, há esperança de um tesouro”.

Tags:

Leave a Reply