5 Estratégias de Recolocação Profissional

Hoje é dia de Coaching de Carreira! Preparamos um artigo especial para quem está em busca de um novo emprego.

Getting-a-Good-Job-with-Perfect-Resumes-7

Sites de Emprego

A primeira opção de quase todas as pessoas é buscar sites de emprego. É bem cômodo e ágil, além de apresentar baixo custo. O problema disso é o grande número de usuários. Alguns optam por sites pagos, na esperança de terem menor número de concorrentes e pelo fato de existirem boatos de que eles divulgam as vagas com antecedência, em relação aos gratuitos.

O primeiro ponto a ser observado nesse caso é que o currículo precisa de destaque. Não adianta ter as melhores qualificações do mundo, é preciso coloca-las no papel de forma consistente. Capriche na organização das ideias. Com alguns minutos de pesquisa é possível encontrar na internet o que funciona e o que não funciona.

Caso opte por contratar um site pago é preciso informar-se. Converse com pessoas que utilizaram e verifique se elas conseguiram a recolocação. Além disso analise todas as funcionalidades ofertadas. Geralmente outros serviços estão inclusos, como formatação de currículo e minicursos.

Assessorias de Recolocação

As assessorias vão bem além dos sites de emprego. A proposta geralmente envolve um período de acompanhamento ao candidato, com: formatação de currículo, preparação para entrevistas, testes comportamentais e mentoria.

O valor costuma ser relativamente alto, mas ocorre todo um processo estruturado que visa conceder ao profissional maior variedade de ferramentas para competir no mercado.

Processos de Coaching

O Coaching pode trabalhar com objetivos diversos, o que inclui a recolocação profissional. A ideia é traçar o estado atual, identificar os recursos disponíveis, montar um plano de ação e pôr a mão na massa.

Geralmente o ciclo completo leva em torno de 10 sessões e o interessante é que, ao longo da busca, outros aspectos da vida e da carreira do indivíduo são desenvolvidos. É uma ótima opção para quem deseja abrir seu leque de opções, ao invés de simplesmente encontrar um novo emprego.

Contato Direto Com Organizações

Mesmo tendo caído em desuso por muitos, continua sendo uma ótima opção. Além dos caminhos tradicionais, como ligações, cadastro no “Trabalhe Conosco” ou e-mail, outras opções estão se tornando cada vez mais comuns, como feiras de empregos e workshops.

Nesse ponto o segredo é não ter vergonha. Talvez você acabe com várias tentativas frustradas, mas com o tempo sua abordagem com certeza ficará melhor e tudo o que você precisa é que uma pessoa lhe dê ouvidos. Pense em todos os caminhos de contato possíveis e suas chances aumentarão.

Redes Sociais

As redes sociais estão repletas de informações descartáveis. Todos os dias vemos dezenas de promessas milagrosas de rendimentos quase ilimitados ou vagas de emprego sem fundamento. No entanto, existem também boas opções, criadas como forma de ajuda mútua.

No Whatsapp, por exemplo, há grupos de divulgação de vagas criados por profissionais de RH que desejam agilizar processos de divulgação. No Facebook também é possível encontrar opções semelhantes, segmentadas por área e por região. Se você conhece alguém que trabalha com recrutamento, verifique se a pessoa sabe de algo do tipo e pode te incluir.

A Regra das Conexões

business-women-successEssas dicas não garantem a obtenção de um novo emprego, mas visam expandir sua visão sobre o tema. As oportunidades podem vir de muitos lugares, no entanto você precisa conseguir formas de acessá-las.

Quanto mais pessoas você contatar e quanto mais fontes de informação obtiver, mais exposto estará às chances de se recolocar. Sendo assim, mesmo que não tenha capital para investir em uma das opções pagas, não desanime. Monte suas próprias estratégias para aparecer aos olhos daqueles que podem conceder-lhe um emprego e siga em frente.

 

Leave a Reply