A Inteligência Emocional no Mundo dos Negócios

emotional-intelligence-bannerO Business Coaching é focado no desenvolvimento específico para a esfera profissional. Assim, ele trabalha o aprimoramento de competências e posturas que permitam uma evolução do indivíduo em seu contexto corporativo.

Uma das etapas mais importantes do processo é a busca por trazer à tona e tratar tudo aquilo que sabota o crescimento do Coachee, os comportamentos que freiam sua evolução. Os mais comuns são associados a inconsistências de inteligência emocional.

Conhecimento e Boa Formação Bastam?

Os desvios de inteligência emocional assolam muitos profissionais. Tratam-se de dificuldades para desenvolver relacionamentos interpessoais de qualidade e para controlar suas emoções e reações frente às várias situações de pressão que compõem uma carreira.

Muitos indivíduos passam por isso pelo fato de acreditarem que desempenho elevado, boa formação e outros aspectos técnicos de suas profissões, sobrepujam a necessidade de comunicarem-se e relacionarem-se de maneira adequada.

Esse é um erro perigoso, conforme demonstra um estudo de 2013, realizado pela instituição de ensino Hyper Island, denominado Tomorrow’s Most Wanted Foram entrevistados 500 líderes ao redor do mundo e os resultados revelaram que 78% deles valoriza mais atributos comportamentais do que técnicos (Fonte: Acesse aqui).

Isso representa uma validação para a ideia de que você pode até conseguir um emprego graças a suas habilidades técnicas, mas são as características pessoais que te manterão nele. E aí, será que basta ser um gênio?

Não Seja Seu Próprio Inimigo

emotionalintelligenceAs habilidades de inteligência emocional podem ser aprimoradas como quaisquer outras, é apenas questão de atitude. Reveja seu comportamento e analise objetivamente a qualidade das relações que tem cultivado, os resultados que tem obtido com as pessoas e seu estado de controle emocional.

Cada indivíduo tem uma forma particular de alcançar o equilíbrio e deve buscar o aprimoramento constante da inteligência emocional. Não existe receita de bolo. Deve-se assumir uma postura harmoniosa, tratando os outros como gostaríamos de ser tratados e evitando posturas danosas como:

  • Subestimar as pessoas ao seu redor
  • Assumir uma postura defensiva sempre que criticado
  • Dar respostas emocionais, como elevar a voz ou quebrar coisas
  • Fazer piadas ou brincadeiras que firam os valores da Organização ou de colegas de trabalho
  • Evitar qualquer tipo de socialização com seus colegas de trabalho
  • Encarar todas as situações de forma muito séria
  • Levar questões profissionais para o lado pessoal
  • Guardar rancor de colegas de trabalho
  • Fazer distinção de colegas de trabalho em questões profissionais
  • Tomar atitudes que constranjam ou incomodem seus colegas de trabalho
  • Demonstrar falta de ânimo no desempenho de suas funções
  • Abusar de poder
  • Agir com arrogância

Essas são apenas algumas das posturas que devem ser evitadas se você quiser crescer em seu trabalho. Tem mais algum comportamento ligado à inteligência emocional que você adicionaria à lista? Deixe sua contribuição nos comentários!

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