O Clube da Luta: A Loucura Como Caminho Viável

fight-club-1999Uma das maiores habilidades de um Coach é ajudar seus Coachees a enxergarem o mundo de forma diferente. Trata-se de um trabalho árduo, já que não se pode mostrar o caminho, mas sim fazer cada pessoa vivenciá-lo até que sua percepção se modifique.

Pensando nisso, nossa Happy Hour de hoje é dedicada a Tyler Durden, alguém capaz de desempenhar essa função com maestria. Trata-se do tipo de pessoa capaz de fazer qualquer coisa para provar um argumento e com uma capacidade única de provocar reflexões. Conhece-lo a fundo é algo que pode deixar qualquer um bem próximo de enlouquecer ou de iluminar-se.

Esse indivíduo peculiar, vivido por Brad Pitt, dá o tom de O Clube da Luta. Se você ainda não assistiu, prepare-se: trata-se de uma das viagens mais alucinantes que você presenciará.

Um Mundo Vazio

A história gira em torno do miserável personagem de Edward Norton, um insone empregado de uma empresa de seguros que não tem muitas motivações em sua vida e compensa seu vazio comprando coisas de pouca utilidade em revistas de anúncios.

Quando seu quadro de insônia se agrava e seu médico se recusa a medicá-lo, ele passa a visitar grupos de apoio mútuo para pessoas com os mais diversos problemas, como tuberculose e câncer de testículos. Por algum motivo isso traz resultados positivos, mas logo as coisas desandam novamente.

2012030896430Acontece então dele ser enviado por sua empresa para investigar casos de acidentes veiculares por todo o país. Durante o voo de volta, ele conhece e troca cartões com Tyler Durden, um indivíduo que chama atenção por todo o conjunto da obra: a forma e as coisas que diz, a maneira como se veste e as atitudes que toma.

Ao chegar em casa descobre que seu apartamento explodiu e, motivado por sua solidão, a primeira pessoa para quem liga é Tyler. Seria algo natural pedi-lo para passar algumas noites em sua casa, mas a proximidade que eles adquirem desencadeia uma série de fatos que tornam O Clube da Luta um dos filmes mais caóticos e controversos feitos na história do cinema.

Quem é Você?

frase-do-dia-295637-1Um soco no estômago, seguido de um chute no rosto. Essa é a definição para O Clube da Luta. Juntando elementos da teoria do caos com ansiedades e frustrações da vida atual (mesmo sendo de 1999), a narrativa apresenta de forma nua e crua as fragilidades e inconsistências do sistema em que vivemos. De várias formas o filme apresenta caminhos não ortodoxos e até ofensivos.

Trata-se de um dos filmes mais ousados que já assisti, graças à coragem com que discute temas polêmicos, à dinâmica alucinante com que os fatos se sucedem e às várias perguntas propagadas em alto e bom som: quem é você? Quem você deveria ser? O que tem feito a respeito dos seus problemas? Se sua vida terminasse hoje, que valor terá tido?

A estrutura criada pela relação Norton – Pitt transporta o expectador para dentro de uma trama singular, onde nada é o que parece, o surreal se torna ordinário e aqueles mais atentos e reflexivos podem se ver de frente com o que há de melhor e de pior em si mesmos.

Cada minuto das 2 horas de filme vale a pena e, mesmo não podendo dizer o que você irá sentir a respeito da produção, a única coisa quase certa é que em algum momento ela te surpreenderá!

“Primeiro você tem que se entregar, primeiro você tem que saber não temer, saber que um dia você vai morrer.”

Tyler Durden

Leave a Reply