Gestão de Projetos: Alcance Seus Objetivos

Um dos temas em alta na atualidade é a gestão de projetos. É fácil encontrar cursos, seminários, livros e tudo o mais que possa de alguma forma capacitar as pessoas em sua aplicação.

Como falar de Coaching é falar de objetivos e falar de objetivos é falar de projetos, vamos iniciar hoje uma série de artigos sobre a gestão de projetos e a forma pela qual ela pode te ajudar, seja você um empreendedor, um profissional em busca de mais resultados ou alguém querendo cumprir objetivos pessoais.

Afinal, o Que é Um Projeto?

Segundo o PMBOK, uma das principais literaturas sobre gestão de projetos da atualidade, um projeto pode ser definido como:

“Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.”

Isso significa que o projeto é o conjunto de atividades que você vai empreender para alcançar determinado objetivo em sua vida. Ser temporário significa que há um prazo para a realização.

project-managerQuer exemplos de projetos? Aí vai:

  • Construção de uma casa;
  • Abertura de um negócio;
  • Uma viagem;
  • Emagrecer 10 quilos;
  • Escrever um livro.

Isso significa que praticamente todo objetivo que você decida perseguir e que envolva etapas de realização pode ser tratado como um projeto.

Por que Utilizar a Gestão de Projetos?

Existem diversos benefícios em gerir essas realizações de maneira estruturada: maior organização das informações, divisão do objetivo em metas e definição clara sobre o que será realizado, apenas para citar algumas.

No entanto, o ganho mais evidente da metodologia está em garantir o cumprimento das restrições, os fatores limitados que você tem disponíveis para cumprir seu projeto. Os 3 principais representantes são:

  1. Tempo: cumprir seu objetivo dentro de um prazo definido;
  2. Custo: cumprir seu objetivo com recursos definidos;
  3. Qualidade: alcançar resultados que satisfaçam efetivamente suas necessidades.

Como se Gerencia um Projeto?

Businessman drawing business related objects on a white board

Para finalizar nosso papo de hoje, vamos falar um pouco sobre a estrutura de uma gestão eficaz para os seus projetos. É preciso manter em mente que o cumprimento de qualquer objetivo passa por várias etapas, saindo de uma situação em que se concebe a ideia até uma situação em que ela é encerrada.

Pensando nisso, a estrutura do gerenciamento de projetos foi construída com base em etapas sucessivas que, em conjunto, garantem o cumprimento de todas as necessidades envolvidas. Essas etapas são:

  1. Iniciação
  2. Planejamento
  3. Execução
  4. Monitoramento e Controle
  5. Encerramento

No próximo artigo vamos falar sobre cada uma dessas etapas, sobre sua importância para seu projeto e sobre como aplica-las apropriadamente em cada caso. Se tiverem ficado dúvidas sobre o tema, sinta-se à vontade para entrar em contato!

Se você gostou do artigo não deixe de compartilhar com seus amigos!

Leave a Reply