Princípios de PNL: A Reestruturação de Fatos Positivos

Anteriormente discutimos a utilidade da reestruturação no tratamento de fatos negativos (Confira aqui!). No entanto, por mais que pareça contraditório, ela também pode ser muito efetiva quando tudo correr bem.

Os Problemas no Paraíso

indecisiveAs organizações gerencialmente estruturadas desenvolvem periodicamente um trabalho de análise dos resultados obtidos em períodos anteriores, do cenário em que se encontra o mercado, de seu posicionamento frente aos concorrentes e desenvolvem, então, uma repactuação de suas prioridades e metas. A todo esse processo é dado o nome de Planejamento Estratégico.

O curioso é que isso ocorre com afinco mesmo quando a empresa é líder de mercado e não apresenta falhas aparentes. Loucura, não é? Afinal, em time que está ganhando, não se mexe, certo? Errado! Time que está ganhando redobra a atenção e se reinventa antes que se torne o time que estava ganhando.

Na Vida, Como Nos Negócios…

Assim como empresas preocupadas em evoluir para não perecer, nós, no papel de indivíduos responsáveis pelo alcance de nossos objetivos, temos a obrigação de rever constantemente os contextos e os relacionamentos em que nos encontramos, ainda que tudo pareça bem.

Nada de Neurose

Pense sinceramente em um fato de sua vida que você considera perfeito no presente momento. Pode ser uma habilidade, um relacionamento, um emprego ou qualquer outra condição em que você, aparentemente, não teria motivos para querer qualquer alteração.

shrms-new-hr-certificationAgora olhe para isso com distanciamento. Compare a situação atual com o que você consideraria o ideal de acordo com seus objetivos, valores e desejos. Se você pudesse mudar ou acrescentar qualquer coisa, o que seria? Você enxerga algo que ameace essa situação? Existe alguma atitude que possa prolonga-la?

Faça esse exercício exaustivamente até entender em qual direção sua condição evolui. Por mais que seja tentador apenas manter os mesmos passos, você vai querer estar preparado quando algo mudar ou quando uma nova postura for necessária.

Isso é reestruturação de um fato positivo. Nós tendemos a nos acomodar com situações boas e nos esquecemos de buscar as melhores ou mesmo de protegermos o que há de bom. Uma simples análise objetiva pode revelar ricas atitudes que impeçam seu mundo de desmoronar.

A questão não é que você não possa curtir o momento, apenas deve observá-lo de uma perspectiva diferente de tempos em tempos, permitindo que ele se torne ainda mais duradouro e consistente. No Coaching a ideia é extrair seu máximo potencial, ainda que às vezes isso inclua parecer que se estraga alguns prazeres!

Leave a Reply