7 Filmes Clássicos Que Valem Por Uma Sessão de Coaching

Esta semana em nossa Happy Hour preparamos um Cine Coaching especial! Fizemos uma super seleção de filmes clássicos para turbinar seu desenvolvimento pessoal e profissional! Tem de tudo um pouco: ação, comédia, épico e por aí vai! Confira essas 7 dicas de obras primas do cinema que oferecem muito mais que mero entretenimento!

1Nossa primeira dica é o filme A Firma! O suspense de 1993, adaptado de uma das obras de John Grisham, conta a história de um advogado que aceita um emprego dos sonhos em um grande escritório e descobre, depois de um tempo, que a empresa esconde segredos obscuros que podem lhe custar a própria vida.

Por que assistir? A produção levanta uma série de questões relacionadas a caráter, decisões de carreira e relacionamentos interpessoais. Além disso, apresenta de forma realista situações de pressão, nas quais boas decisões dependem de equilíbrio e ousadia.

2O segundo filme dispensa comentários: Gladiador! Quando o imperador Marco Aurélio é traído e morto pelo próprio filho, o fiel General romano Máximus é transformado em escravo e tem toda sua família assassinada. Ele se torna então gladiador e vê nas arenas uma chance de vingança.

Por que assistir? Além da qualidade cinematográfica da produção que recebeu o Oscar de melhor filme, encontramos lições valiosas sobre liderança, propósito e estratégia.

“O que fazemos em vida, ecoa na eternidade.”

Máximus Décimus Meridius

3Nossa terceira indicação é uma das histórias mais emblemáticas de todos os tempos: O Poderoso Chefão! O filme narra a história da família Corleone, formada por mafiosos de ascendência italiana. Trata-se de uma franquia com 3 filmes que compõem uma das maiores obras primas do cinema!

Por que assistir? Chegar ao poder é difícil, mas mantê-lo é muito pior. O filme vai fundo em conceitos sobre liderança e gestão de pessoas. Além disso, discute diversas questões éticas, trabalha as complexidades da relação carreira x vida pessoal e mostra como é importante para todo homem ter um código pelo qual viver.

“Se a vida lhe negar um sonho, seja forte o suficiente para lhe negar uma lágrima”

Don Corleone

4Coach Carter narra a história de Ken Carter, dono de uma loja de material esportivo que aceita treinar o time de basquete de sua antiga escola. Ele encontra jovens desacreditados e inicia um trabalho rígido de mudança. Baseado em fatos reais, o filme mostra como a abordagem do treinador entrou para a história!

Por que assistir? O filme mostra as bases de um processo de Coaching bem estruturado. Carter dá uma verdadeira aula sobre gestão de mudanças, disciplina, caráter e trabalho de equipe. Além disso, a produção deixa uma grande verdade evidente: se você quer que as pessoas cheguem mais longe, acredite nelas e em suas capacidades. É uma dica especialmente valiosa para professores e coaches!

5Coração Valente é um dos filmes mais inspiradores que poderíamos indicar. A história se situa no período de rebeldia escocesa contra o domínio inglês, no qual diversas batalhas foram travadas. A produção gira em torno de Willlian Walace, guerreiro que se revoltou após ter a esposa morta por ingleses e se tornou o brilhante líder de um exército de camponeses.

Por que assistir? Coração Valente é um tratado sobre liderança. Mostra com maestria estratégias de motivação de equipes e representa de maneira genial a bravura e a resiliência, necessárias a quem deseja o protagonismo. Além disso, trata-se do tipo de filme que faz você repensar tudo o que vale a pena, ao trazer um poderoso questionamento: uma vida sem liberdade é válida?

Jerry Maguire é a história de um bem-sucedido agente esportivo que cai em desgraça depois de apoiar uma abordagem mais humana na forma de realizar seu trabalho. Ele é demitido e perde todos seus clientes, com exceção de um: Rod Tidwell, um problemático jogador de futebol americano. A produção narra então a luta da dupla para se reerguer profissional e pessoalmente.

Por que assistir? O filme discute vários aspectos cruciais sobre carreira e sucesso. A questão central é que um bom trabalho não deve girar exclusivamente em torno de dinheiro, mas da paixão colocada naquilo que se faz. Se você quer mais propósito no trabalho, vale a pena conferir!

7Nossa última dica não poderia ficar de fora: Rocky, um lutador! A produção, que virou uma das franquias de maior sucesso de todos os tempos, definiu um novo conceito de filme ao contar a história do boxeador anônimo da Filadélfia que recebe uma chance de ouro de enfrentar o campeão peso-pesado!

Por que assistir? Resiliência, disciplina, foco e persistência são alguns dos ingredientes que tornam Rocky uma produção tão poderosa! O filme mostra todo o poder que as crenças têm de empoderar o ser humano e levá-lo a resultados grandiosos.

“Ninguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada.”

Rocky Balboa

E aí, gostou da nossa seleção? Acrescentaria algum título? Deixe suas sugestões nos comentários!

4 Comments

  1. Porre Velho 28 de novembro de 2016
    • Bruno Augusto 3 de dezembro de 2016
  2. Juraci Moreira 20 de março de 2017
    • bruno 30 de julho de 2017

Leave a Reply