Marketing Pessoal: Como Você se Veste?

12-daniel-craig-bond-casino-royale-w750-h560-2xDando continuidade ao nosso papo sobre Marketing Pessoal, Parte essencial de um bom programa de Coaching, hoje vamos falar sobre um dos aspectos mais essenciais da questão: vestimentas. É importante discutir o assunto porque a maioria das pessoas age de forma intuitiva nesse quesito, o que nem sempre lhes dá a clareza necessária para entender o que elas têm transmitido aos outros.

Você já parou para pensar sobre isso, caro leitor? Pode parecer superficial em um primeiro momento, mas a forma como você decide se vestir pode trazer grande impacto sobre a maneira como as pessoas o enxergam e, consequente, à sua carreira!

Seu Cartão de Visitas

Ter sucesso depende de uma ampla combinação de fatores. Não basta ser muito bom em alguma coisa. Você sempre precisará convencer os outros sobre suas capacidades e constantemente será posto à prova. Ninguém confiará em você ou lhe dará crédito sem um bom motivo. Isso significa que cada detalhe conta.

Com o tempo sua reputação será seu maior ativo, mas, especialmente nos primeiros contatos, você precisará ser capaz de transmitir uma imagem sólida. As pessoas têm poucas informações para formar uma primeira impressão, o que quer dizer que quase sempre farão julgamentos pelo que veem.

Entendendo as Regras do Jogo

081b94463893d8c0931e17d3d6c28f23O primeiro passo para saber a forma certa de se vestir profissionalmente é conhecer o ambiente no qual se está. Se você destoar daquilo que é visto como adequado, existe uma série de interpretações possíveis: descompromisso, falta de bom senso, arrogância, apenas para citar algumas. Entenda o que é requerido (formal ou informalmente) e encontre uma maneira de adaptar-se.

Após entender os requisitos, você precisa conhecer os detalhes. Não basta saber que as pessoas precisam se vestir socialmente, por exemplo. É preciso que você saiba como se vestir socialmente. As pequenas “regras” fazem toda diferença. Você pode fazer pesquisas rápidas na internet ou encontrar alguém que sirva de espelho.

Após encontrar a forma ideal, você precisa manter em mente que será preciso flexibilidade. Você terá contato com um grande número de pessoas em seu trabalho, além de uma grande variedade de situações e ocasiões. Sempre encontre formas de descobrir a maneira ideal de se trajar.

Para Vencer é Preciso Jogar

harvey-specter6Como dito no início, a forma como você se veste tem impacto direto na maneira como as pessoas te enxergam. Além disso, se você se sentir deslocado quanto à sua aparência no ambiente de trabalho isso pode minar sua autoconfiança. Jamais subestime a diferença que o traje certo pode fazer.

Se vestir bem não é garantia de sucesso, mas, definitivamente, faz grande diferença. Lembre-se que sua roupa é um dos primeiros parâmetros que qualquer um terá para avalia-lo e isso pode influenciar, inclusive, o nível de respeito que elas demonstram.

Se em algum momento você sentir a tentação de resistir a isso com a justificativa de que é uma atitude superficial, lembre-se do mundo no qual você vive: infelizmente as aparências contam mais do que muitas outras coisas. Subestimar isso pode tirá-lo do jogo.

One Response

  1. Igor Bello 29 de novembro de 2016

Leave a Reply