Planejamento de Carreira: Já Pensou no Seu?

metas-dificeis-web-738x400A maioria das pessoas gasta, no mínimo 1/3 do seu dia no trabalho.  Isso sem contar o trânsito diário e as preocupações profissionais que excedem o fim do expediente. Já parou para pensar no que isso representa após algo em torno de 30 anos? Pois é, trata-se de coisa muito séria.

Pensar em um horizonte amplo de tempo nos faz enxergar a forma pela qual os movimentos profissionais que escolhemos influem em um contexto maior de carreira. Em como eles podem causar variações na posição em que nos encontraremos dentro de 2, 5, 10 ou mais anos.

Pensando nisso, hoje é dia de Coaching Executivo e vamos falar sobre aspectos importantes na hora de você planejar sua carreira!

5 Elementos para Levar em Conta

O profissional que deseja sucesso deve gerir sua carreira de maneira eficaz. Não basta fazer um bom trabalho e torcer para que as coisas aconteçam. É preciso pensar com inteligência o caminho até o topo e fazer movimentos assertivos no processo. Sendo assim, vejamos alguns pontos nos quais se concentrar:

Saiba onde quer chegar: o primeiro passo é definir com clareza qual o seu objetivo. Você precisa ter em mente algo para orientá-lo e servir de parâmetro para suas decisões. Dessa forma será capaz de planejar seus passos e saber o que vai e o que não vai agregar em sua carreira.

Encontre um mentor: todos precisam de um mentor, alguém que possa encurtar caminhos e ajuda-lo a enxergar aquilo que apenas a experiência e o tempo são capazes de mostrar. Caso você não encontre alguém que possa ajudá-lo com isso, procure por bons materiais de grandes profissionais e use isso como um começo. Ouça quem atravessou a jornada que agora você enfrenta.

aaeaaqaaaaaaaajnaaaajgvkzwnimdcxlti1ztqtnddlns1hnti4ltjknzcxmmixodnjzaEntenda o jogo: cada área tem suas particularidades e diferentes formas de se avançar. Além do contexto central no qual você atua, existem detalhes que podem representar elementos essenciais. Saiba exatamente o que você tem de fazer, observe quais pontos contam, as habilidades requeridas, analise o caminho de quem conseguiu e direcione suas energias. Entenda a fundo o jogo em que você se meteu.

Não perca tempo: direcione sua carreira e seus esforço diretamente para o que deseja. Com a quantidade de informação e de “oportunidades” que circulam hoje em dia, é muito fácil perder a perspectiva e a concentração. Quando descobrir o que quer, emprenhe-se ao máximo e não deixe ilusão alguma afetar isso. Você pode e deve ter um plano B, mas mantenha em mente o conceito de prioridade.

Tenha visão: não olhe apenas para o presente. Talvez você precise abrir mão de uma melhor condição hoje para ir mais longe amanhã. Concentre-se nisso especialmente quando tiver opções pelas quais seguir. Sempre olhe para o seu futuro, pois você não está em busca de um bom emprego, mas de uma carreira brilhante!

Leave a Reply