Resiliência: Quantos Rounds Você Aguenta?

Resiliência: a palavra do momento! Apontada como fator de sucesso, se tornou um dos elementos considerados essenciais por qualquer recrutador em busca dos melhores candidatos e chegou a ser apontada por especialistas da área de psicologia como um requisito para a felicidade.

 O problema é que, como tudo aquilo que se populariza rápido, muita gente tem usado o termo sem entender o conceito. Hoje vamos lidar com a parte do Coaching que foca nas competências e falar sobre o que de fato a resiliência representa e o que muda em sua vida.

Do Que Você é Feito?

Para entender a ideia de resiliência é preciso pegar uma definição emprestada na física. Materiais considerados resilientes são aqueles que possuem a capacidade de retornar à sua forma original após sofrerem uma determinada deformação.

Isso significa que existe um ponto natural de equilíbrio que é alterado graças a uma pressão externa. Diante disso, 3 coisas podem acontecer:

  1. O material se rompe
  2. O material permanece deformado após a pressão cessar
  3. O material retorna à sua posição natural de equilíbrio após a pressão cessar

mma-fighter-boxing-wallpaper-768x480No caso das pessoas o princípio é o mesmo. Ao conviver com pressões externas, cada um responde de maneira diferente. Têm aqueles que não suportam e se entregam, os que permanecem de pé, mas deixam que cada situação os mude de forma desordenada, e os que retornam à posição de equilíbrio e mostram quem manda. Os “durões”!

A questão é: qual o seu material?

 

Sobre Circunstâncias e Estados de Espírito

Sabe qual o problema de deixar as circunstâncias moldarem quem você é? Não há como controlar o que vai acontecer. A vida é como um rio que não pode ser represado, trazendo mudanças inesperadas e situações que podem conduzi-lo ao longo de um caminho que você não deseja trilhar.

Isso traz 2 perspectivas:

Para o curto prazo você precisa ser capaz de se adaptar, recobrando com agilidade o seu estado de espírito equilibrado diante de mudanças e situações problemáticas.

Para o longo prazo é necessário que você saiba qual tipo de pessoa quer ser e onde deseja chegar, impedindo que fases críticas mudem isso ou definam você de uma maneira que atrapalhe ou impeça suas metas.

resilient-bud-17y790zEntenda isso e terá entendido a resiliência. Pode ser difícil de colocar em prática, mas uma forma de pensar que pode ajudá-lo é a seguinte: sofrer diante de um problema ou deixa-lo afetar você é uma escolha. Você pode agir de maneira emocional e gastar suas energias de forma desnecessária, ou ser prático.

Busque uma solução e parta automaticamente para ela. Se não existir nenhum caminho possível, extraia o que ficou de aprendizado e siga em frente, afinal: o que não tem remédio já está remediado!

Leave a Reply