Suits: Um Mapa Para o Topo

Já ouviu falar de Suits? Pois é, nossa Happy Hour de hoje é dedicada à série lançada em 2011, ambientada em um dos mais poderosos escritórios de advocacia de Nova York. Entre ternos caros e duras negociações, encontramos lições do tipo que nenhum MBA pode ensinar!

Onde os Fracos Não Têm Vez

logoTudo começa quando Harvey, advogado conhecido como o maior negociador de contratos de Nova York, encontra Mike, um jovem brilhante, dotado de incríveis capacidades de memória. O caminho de ambos se cruza por acaso e culmina com uma oportunidade de trabalho para Mike na Pearson Hardman, empresa na qual Harvey é associado sênior.

A princípio nada de estranho, a não ser por um fato: o principal requisito para ser aprovado no processo é ter estudado Direito em Harvard e Mike sequer passou pela faculdade. Esse é o plano de fundo para um universo caótico, de guerras jurídicas e disputas insanas pelo poder, no qual só os fortes sobrevivem.

Um Enredo Que Vale Ouro

Suits pode ser visto como um manual. Passo a passo a série descreve tudo o que qualquer pessoa precisa entender sobre uma carreira bem-sucedida. Inicialmente os episódios focam muito nas habilidades cognitivas de Mike e em sua situação irregular, mas logo a temática passa a se concentrar no dia-a-dia de homens dispostos a fazer tudo por suas carreiras.

A série discute várias questões do ambiente profissional com muito realismo e consistência. Alguns dos aspectos norteadores da história são:

  • Persistência e trabalho duro
  • Técnicas de negociação
  • Lealdade
  • Marketing pessoal
  • Mentoria profissional
  • Networking
  • Postura no ambiente de trabalho
  • Reconhecimento
  • Criatividade

Tudo isso se organiza em representações possíveis da realidade, alternando entre momentos de grande pressão e alívios cômicos que dão o tom a uma série cativante, repleta de personagens que têm muito a ensinar.

Tudo ou Nada

nintchdbpict000278222487Seja falando sobre a roupa certa a se vestir, a maneira ideal de se relacionar no ambiente de trabalho ou bolando as melhores técnicas para vencer negociações, Harvey e companhia dão verdadeiras aulas sobre chegar ao topo. Se você nunca planejou seus passos profissionais, Suits será como um despertar.

Trata-se de muito mais do que mera diversão e é especialmente indicada para aqueles que enfrentam problemas do tipo insolúveis em seu dia-a-dia, afinal, como diria Harvey Specter:

“Quando alguém apontar a arma na sua cabeça, a questão não é se render ou ser morto. Você ainda tem mais 146 formas de sair desta situação.”

Leave a Reply