Sucesso Além da Carreira: O Valor dos Hobbies!

Se alguém te perguntasse sobre o seu nível de sucesso você responderia baseado em que? Seu salário? O tamanho do seu escritório? Seu cargo? É bem difícil não pensar em uma dessas coisas. Até porque elas representam seu trabalho, atividade que toma a maior parte dos seus dias.

No entanto, todos sabemos que a vida não se trata apenas disso. Ir bem na carreira é a meta de quase todo mundo, mas ninguém é feliz quando isso acontece em detrimento dos outros campos de nossas vidas. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre um aspecto que muitas pessoas deixam de lado, mas pode ser determinante para seu sucesso: os hobbies!

O Que é Um Hobby?

Basicamente o hobby é um passatempo. Trata-se de uma atividade realizada em “tempo livre” que, geralmente, é focada no relaxamento de seu praticante. Sendo assim, podemos considerá-lo algo desenvolvido de forma despretensiosa, com a pura intenção de fazer bem ao indivíduo.

Pode ser um esporte, uma atividade artística, um jogo, uma coleção, ou qualquer outra tarefa escolhida com a intenção de distrair. Não é uma ocupação de tempo inteiro e, mesmo podendo assumir um caráter profissional, essa não é a finalidade em si.

Agora vem a grande questão: em que o hobby pode contribuir com o sucesso de sua carreira? Vejamos 5 aspectos para responder essa pergunta.

Relaxar é Essencial

Ninguém é capaz de desenvolver suas atividades profissionais de forma plena sem ter momentos de relaxamento. Você precisa descansar a mente, o que nem sempre é obtido quando fica-se parado.

A satisfação que vem com um hobby é importante para recarregar as pilhas e deixa-lo pronto para encarar o duro caminho do sucesso. Será difícil mostrar tudo o que sabe se não tiver um tempo de qualidade consigo mesmo!

Às Vezes é Preciso Tirar o Foco da Carreira

Nem sempre você terá bons dias no trabalho. Às vezes as coisas irão mal e isso pode minar sua autoconfiança. Ser bom em algo além da sua carreira pode ajudá-lo nos momentos em que precisar de uma forcinha para se lembrar de suas capacidades. Manter foco total nos desafios que precisa superar, nem sempre é a resposta.

Faça um teste: da próxima vez que tiver um dia ruim, ao invés de reclamar ou entregar-se à ansiedade, concentre-se inteiramente em seu hobby. Esforce-se até deixar as preocupações de lado e faça o seu melhor. Ao final reflita: como você se sente?

Você Pode Escolher Algo Excitante e se Superar

Nem sempre seu trabalho será tão interessante quanto deveria ser. Por mais que você goste do que faz, alguns dias parecerão intermináveis e sem graça, não por sua culpa ou pelas atividades em si, mas porque a rotina pode consumi-lo. Se você é do tipo que fica louco com essa situação, é melhor escolher um hobby desafiador, que consuma bastante energia.

Uma arte marcial ou algum outro esporte, por exemplo, podem ser de grande valia para quem quer se superar fisicamente. Já para quem prefere usar o intelecto, construir quebra-cabeças complexos, solucionar enigmas ou estudar algo novo, podem ajudá-lo a viver o tipo de excitação que é impossível encontrar no escritório todos os dias.

Você Terá Várias Chances de Conhecer Gente Nova

Conhecer novas pessoas é uma das coisas que contribui com qualquer campo da sua vida. Além de encontrar gente com um interesse em comum, seu leque de assuntos se torna mais amplo e você até melhora sua rede de contatos. Esse item exige poucas explicações. Conhecer gente é essencial para o sucesso na carreira e na vida pessoal.

Você Terá a Chance de Aprimorar Suas Habilidades em Outras Áreas

Se você escolher um hobby de natureza diferente da atividade que desempenha profissionalmente sua mente se abrirá para mais de uma forma de pensar. Os desafios que você enfrentar terão respostas fora da estrutura de pensamento com a qual você está acostumado e, por vezes, você se pegará fazendo analogias entre um e outros.

Sendo assim, a última contribuição para a carreira que queremos destacar é a possibilidade de aprimorar suas habilidades, sua cognição e o caminho pela qual encontra soluções. Não existe apenas uma forma de pensar, dê a si mesmo a chance de encontrar novos meios.

Quer saber mais? Acesse nosso artigo sobre a importância de ir além da carreira ou envie um e-mail para: [email protected]!

 

Leave a Reply