Os 7 Benefícios dos Cenários Prospectivos para sua Empresa

Você já ouviu falar de Cenários Prospectivos? Trata-se de uma disciplina voltada para a modelagem e análise das possíveis situações futuras a serem enfrentadas por um determinado sistema. Basicamente, realiza-se uma previsão, através de diversos parâmetros e variáveis, de forma a encontrar as possibilidades plausíveis para situações futuras.

Assim, por meio da avaliação das possíveis consequências de eventos relevantes, definidos como fatos portadores de futuro, avaliam-se as chances de concretização de diversos cenários e as implicações disso para a organização. Trata-se de uma metodologia relativamente recente no Brasil e hoje nós vamos discutir alguns aspetos que tornam o método essencial para empresas que querem sobreviver no mercado.

1. Permite a construção de um Planejamento Estratégico consistente

Com uma simulação bem construída das possibilidades de futuro, a empresa possui maior tranquilidade na elaboração do seu Planejamento Estratégico. Por meio dela fica evidente qual posicionamento será mais favorável diante dos prováveis desafios que a organização venha a enfrentar.

2. Identifica os riscos aos quais a empresa está exposta

Construir Cenários Prospectivos é um exercício de antecipação. Além das possíveis oportunidades encontradas, identificam-se as ameaças e vulnerabilidades do negócio, permitindo uma postura pró-ativa na gestão.

3. Aumenta o poder de decisão dos gestores

Quando se sabe o que pode vir pela frente, isso concede embasamento para a empresa identificar as decisões que aumentam suas possibilidades de sucesso. Parece óbvio, mas não é raro encontrar organizações e gestores com grandes dificuldades em definir de forma estruturada qual o rumo a ser tomado.

4. Permite à empresa influenciar o futuro a seu favor

Como dito, toda a Prospecção de Cenários é baseada em eventos relevantes. Sendo assim, conhecendo os efeitos que tais eventos terão sobre o negócio, a empresa pode tomar ações para elevar a probabilidade de ocorrência daqueles que são favoráveis e reduzir a probabilidade, eliminar as chances ou se proteger daqueles que são desfavoráveis.

5. Aumenta a adaptabilidade do negócio

Estar preparado para lidar com várias possibilidades aumenta os caminhos possíveis para a empresa, tornando-a mais flexível e permitindo a sua adaptação a diferentes contextos.

6. Antecipa tendências

Outro grande benefício dos Cenários Prospectivos é a antecipação de tendências e, consequentemente, oportunidades para o negócio. Muitos dos eventos que representam fatos portadores de futuro são verdadeiros game changers para muitas áreas. Sendo assim, a análise correta dos efeitos disso para o mercado seja uma grande vantagem competitiva.

7. Constrói avaliações aderentes ao contexto da empresa

Por fim, o último benefício que citamos é construção de previsões específicas para as condições do negócio. Não é raro encontrar “gurus” falando sobre os rumos de determinado mercado nos próximos anos. Isso pode ajudar como um ponto de partida, porém, tais avaliações quase sempre são genéricas e não carregam detalhes que podem ser de extrema relevância para algumas organizações.

Dessa forma, construir um trabalho de Cenários Prospectivos focado no sistema particular em que sua empresa está inserida representa um ganho enorme, uma vez que se obtém maior detalhamento de acordo com as especificidades que regem suas atividades.

Ficou alguma dúvida? Deseja se aprofundar no assunto? Envie um e-mail para [email protected] e nos conte como podemos ajudá-lo!

Leave a Reply