Como se Tornar um Freelancer: 5 dicas matadoras

Tornar-se um profissional freelancer tem sido uma opção adotada por um número cada vez maior de profissionais. O fato se acentuou nos últimos anos graças à expansão dos recursos tecnológicos, à deterioração do trabalho formal pela crise e à crescente demanda de contratação baseada em projetos.

Em muitos casos, simplesmente não é interessante manter alguém atuando full time. Já pelo lado dos profissionais, muitos indivíduos se cansaram das longas horas, nem sempre produtivas, gastas nos escritórios.

Se você tem pensado em se tornar freelancer, seja por necessidade ou para conseguir alguma renda extra, nosso artigo de hoje é para você! Vejamos 5 dicas essenciais para facilitar a vida de quem está começando nessa carreira.

Dica 1: Descubra as Fontes de Trabalho da Sua Área

Cada área de atuação possível para um profissional freelancer centralizará suas oportunidades de emprego de forma própria. Isso significa que você deve procurar os projetos que deseja em diversas fontes, até encontrar aquela mais adequada aos seus serviços.

Uma boa opção para começar são os aplicativos para celular. Eles fazem uma conexão simples e prática entre contratantes e prestadores. Alguns exemplos muito utilizados são: Workana, Get Ninjas e Freelancer.com.

Também é possível prospectar serviços fora do ambiente virtual. Nesses casos é preciso assumir uma postura mais ativa no sentido de encontrar potenciais clientes e apresentar o que você tem a oferecer. Mesmo que não seja tão prático, para algumas áreas é a melhor opção.

Dica 2: Abuse das Referências

As contratações de freelancers, na grande maioria dos casos, ocorrem de forma ágil. Isso significa que o contratante precisa de fatores objetivos e confiáveis, uma vez que não terá tempo de julgar o profissional com as mesmas ferramentas de um processo seletivo tradicional. Uma das melhores estratégias nesse caso são as referências.

Os aplicativos oferecem opções de avaliação ao final do serviço. Sendo assim, naturalmente você receberá as referências com o tempo. Nos casos em que não haja essa opção, sempre pense em uma forma de coletar evidências da avaliação positiva do cliente.

Você pode ser um e-mail, um comentário em redes sociais, uma carta de recomendação ou qualquer outro documento/informação que você possa disponibilizar.

Dica 3: Explore Parcerias Pro Bono

No início das suas atividades como freelancer nem sempre será fácil ganhar as concorrências por uma oportunidade. Isso ainda será acentuado pelo fato de você ter pouca experiência com a prestação de serviço nesse formato. Dessa forma, um bom caminho será assumir projetos pro bono.

Trata-se de um voluntariado que requer qualificação profissional. Assim, você combina com o contratante de realizar o serviço gratuitamente ou por um valor simbólico. Em troca, ele lhe concede uma boa recomendação e, se gostar do serviço, lhe contrata para novos projetos.

Dica 4: Crie Portfólios com Exemplos do Seu Trabalho

Outra estratégia para chamar a atenção de contratantes é ter um bom portfólio de apresentação. Se você trabalha com produção de conteúdo para sites, pode criar um site próprio e utilizar de exemplo. Se cria projetos de casas, pode mostrar algumas plantas suas. Se produzir vídeos, pode fazer um promovendo o seu trabalho.

A regra aqui é criar peças de qualidade e manter o portfólio alinhado com as práticas mais atuais para o tipo de serviço. Muitos contratantes costumam pedir essas informações de antemão, então fique preparado!

Dica 5: Busque Mentoria com Profissionais Mais Experientes

Nossa última dica é muito simples e não se aplica apenas ao trabalho freelancer, mas a qualquer carreira: encontre profissionais que possam aconselhá-lo sobre a área. Use isso para esclarecer dúvidas, compartilhar dificuldades e, eventualmente, propor alguma parceria.

Essa é uma prática eficaz, que encurta caminhos e te permite definir mais facilmente a estratégia que adotará. Um ótimo lugar para procurar alguma ajuda é o LinkedIn e outros aplicativos/sites que tenham alguma relação com o mercado de trabalho.

O Futuro do Trabalho Freelancer

Muitos especialistas já apontam que em alguns anos o trabalho freelancer, crescerá exponencialmente, podendo, inclusive, superar as modalidades mais tradicionais, ligadas à CLT.

Se você ficou interessado, cadastre-se em nossa newsletter e siga nossos perfis nas redes sociais. Traremos nas próximas semanas uma série de artigos com dicas valiosas para quem quer entrar ou crescer nessa área!

Se tiver alguma dúvida, pode mandar um e-mail para: [email protected]. Ficaremos felizes em atendê-lo!

Leave a Reply