Como se Tornar um Freelancer: Os passos Decisivos

 

Se tornar um freelancer tem sido a opção de um número cada vez maior de pessoas. Seja pelo duro momento vivido pelo país, pela necessidade de uma renda extra ou apenas como uma chance de explorar habilidades adormecidas, tornam-se cada vez mais comuns os adeptos dessa forma de atuação.

Trata-se de uma opção de carreira muito diferente das tradicionais, uma vez que têm perfil informal, contratos de curtos períodos e seleção simplificada. No entanto, oferece boas chances de ganhos, possibilidade de dedicação parcial e trabalho remoto, tornando-a extremamente atrativa.

Há quem diga que é o modelo de trabalho do futuro, mas muita gente não entende bem como funciona essa atividade e nem o que fazer para se tornar um freelancer. No artigo de hoje, falaremos sobre 5 passos iniciais para quem deseja seguir essa direção.

Defina Sua Área de Atuação

Definir a área de atuação é o primeiro passo para quem deseja se tornar um freelancer. Você pode escolher uma atividade dentro do que você já desenvolve ou escolher uma outra que julgue promissora. O importante é possuir meios para desenvolver aquilo a que se propõe.

Se você é um engenheiro, por exemplo, pode buscar por projetos para desenvolver, além daqueles que já executa em seu emprego formal. No entanto, se quiser expandir suas opções, pode dar aulas particulares via Skype ou alguma outra plataforma que julgue interessante.

Defina Sua Rotina de Dedicação à Atividade

Outro aspecto crucial para entrar no mundo do trabalho freelancer é definir sua rotina de trabalho.

Se você optar por trabalhar full-time na atividade, é preciso muita disciplina. Desde à captação de clientes até a entrega de projetos, ninguém cobrará você, a não ser você mesmo. Sendo assim, crie cronogramas, controle prazos, tenha uma rotina diária de trabalho e cumpra tudo à risca.

Se a sua ideia for atuar em tempo parcial, o fator crítico é não deixar que a atividade influencie negativamente em suas outras responsabilidades. Se você tiver um emprego formal, ou se estiver se preparando para concursos, por exemplo, é preciso conciliar as duas cargas horárias adequadamente e sem se matar de trabalhar. Apenas dessa forma criará sustentabilidade no longo prazo.

Encontre Meios de Comunicação com Seu Público Alvo

A terceira dica é saber onde procurar seus clientes. Existem diversos caminhos, desde os mais tradicionais, com abordagens diretas a empresas e pessoas físicas, até opções proporcionadas pelas inovações tecnológicas, como sites e aplicativos especializados em agregar trabalhos freelancer.

Qualquer opção é válida neste momento, mas o importante é entender onde seu público irá procurar os seus serviços e se concentrar em captá-lo. No mesmo exemplo do engenheiro que decidisse dar aulas, ele poderia firmar uma parceria com escolas particulares que indicassem seus serviços para alunos que necessitassem, em troca de um desconto em nome da instituição.

Estabeleça Metas

O grande desafio de quem trabalha por conta própria é manter a produtividade. Ser freelancer exigirá que você se auto gerencie, o que pode seu um pesadelo para pessoas acostumadas a terem chefes em sua cola.

Para garantir sua organização e performance, estabeleça, meça e trabalhe no alcance de metas tangíveis. Comece com pequenas quantidades de projetos semanais e expanda até que tenha em mente um faturamento ideal. Lembre-se que você será o único responsável pelos resultados.

Venda Seu Peixe

O último passo que queremos destacar para quem deseja se tornar um freelancer de sucesso é definir formas estruturadas de apresentação das suas habilidades. Não se trata de uma atividade que dá tanto valor às suas formações e experiências, como em um emprego tradicional.

Para a grande maioria dos trabalhos, o essencial será ter um portfólio de apresentação. Se você escrever artigos, crie um site, se for especialista em projeto, mantenha algumas plantas para apresentação, e assim por diante. Além disso, colete cartas de apresentação e elogios enviados por e-mail e redes sociais. Tudo isso causa uma boa impressão.

Pode ser desafiador no início, mas com o tempo, encontrar projetos se tornará natural. O primeiro trabalho será o mais difícil, após ele, suas referências melhoram e se torna muito mais simples fechar negócio!

Leave a Reply